alimentação e agricultura

Mais de 60 milhões de brasileiros sofrem com insegurança alimentar, diz FAO

De acordo com o relatório da instituição, 15,4 milhões de brasileiros lidaram com insegurança alimentar grave nos últimos anos.

desnutricao-aumenta-no-brasil-indice-e-maior-entre-meninos-negros
Praticamente três em cada dez habitantes do Brasil sofrem com insegurança alimentar (Créditos: Eva Marie Uzcategui/Getty Images)

Entre 2019 e 2021, o número de brasileiros que enfrentaram algum tipo de insegurança alimentar ultrapassou 60 milhões, aponta relatório  da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) divulgado nesta quarta-feira (6).

Publicidade

Os dados do estudo apontam que o número de pessoas que lidaram com algum tipo de insegurança alimentar foi de 61,3 milhões – praticamente três em cada dez habitantes do Brasil, que tem uma população estimada em 213,3 milhões. Desse total, 15,4 milhões enfrentaram uma insegurança alimentar grave.

Os últimos números da instituição revelam uma piora alarmante da fome no Brasil. Entre 2014 e 2016, a insegurança alimentar atingiu 37,5 milhões de pessoas – 3,9 milhões estavam na condição grave.

Mulheres

A pesquisa também mostrou que as mulheres sofreram mais com a insegurança alimentar.

Em 2021, 31,9% das mulheres no mundo enfrentavam um cenário de insegurança moderada ou grave, acima dos 27,6% apurados entre os homens. A diferença de quatro pontos percentuais também é maior do que a observada 2020, quando era de três pontos.

Publicidade

Publicidade