As películas para escurecer os vidros de veículos são bastante populares no Brasil e a lei para aplicação do popular insulfilm foi alterada. Se você é um dos adeptos do acessório, fique atento e saiba tudo sobre as mudanças.
Caso não esteja de acordo com as novas normas, o motorista receberá uma infração grave, com multa de R$ 195,23, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a apreensão do veículo para regularização.
Em entrevista ao UOL Carros, o advogado Marco Fabrício Vieira, da Câmara Temática de Esforço Legal do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), afirmou que a principal mudança na lei envolvendo o insulfilm é a proibição de bolhas em áreas críticas de visão do motorista, como no para-brisa e nos vidros dianteiros.
O advogado também destacou a alteração da transmitância luminosa, ou seja, a quantidade de luz que atravessa o vidro com a película:
“Anteriormente, o índice de transmitância luminosa do para-brisa e dos vidros laterais dianteiros não podia ser inferior a 75% para os itens incolores e 70% para os coloridos. A nova resolução não faz essa distinção, fixando o percentual em 70%, independentemente da cor”, esclareceu o advogado, que acrescentou dizendo que os demais percentuais de transmitância luminosa permanecem inalterados.
É importante lembrar que veículos blindados e outros destinados à circulação fora das vias públicas estão isentos das novas exigências legais.