O atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), fez um pronunciamento nesta sexta-feira (14) sobre as eleições municipais. O político estava acompanhado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o coronel da reserva da Polícia Militar Ricardo Mello de Araújo. O militar é indicado de Jair para o cargo de vice na chapa de Nunes à prefeitura de São Paulo.
O prefeito disse que não escolherá o vice agora, e que deve anunciar seu nome “muito possivelmente” até o final da semana que vem. Por conta das indicações de Bolsonaro e Tarcísio, muitos enxergam Araújo como o favorito na disputa.
“Nós não vamos decidir o vice agora. Discussão do vice vai ser no momento em que discutirmos com todos os partidos. Estamos tentando ver se fazemos até o final da semana que vem. Muitos partidos que estão fazendo parte da nossa frente ampla. Vamos dialogar com todos os partidos”, disse Nunes.
“Em respeito a nossa forma de agir, vamos dialogar com todos e chegar a um denominador comum. Mello é um dos homens do PL, tem apoio do Bolsonaro, Tarcísio, isso tem peso na escolha, sem nenhum demérito a todos os postulantes e a todas as indicações dos outros partidos”, elaborou.
Possíveis vices de Nunes
Bolsonaro indicou o coronel no início deste ano. O ex-PM já comandou a Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota), e defendia o encerramento da Ouvidoria da Polícia e das câmeras corporais. O homem se declara abertamente bolsonarista.
Alguns dos outros nomes cotados a vice são Sonaira Fernandes, secretária da Mulher do governo de Tarcísio de Freitas, o deputado estadual de São Paulo Tomé Abduch e a ex-presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, Raquel Gallinati.
O primeiro turno das eleições municipais acontece no dia 6 de outubro. Caso seja necessário, o segundo turno estará marcado para dia 27 do mesmo mês.