TRAGÉDIA

O que se sabe sobre incêndio em pousada de Brasília?

O acidente deixou duas vítimas e um homem foi preso por suposto envolvimento

O acidente na pousada deixou duas vítimas e um homem foi preso pela PMDF por suposto envolvimento no incêndio.
Incêndio em pousada deixou dois mortos – Créditos: Reprodução/ TV Globo

Na madrugada desta sexta-feira (3), uma pousada no bairro de Asa Sul, em Brasília, pegou fogo. O incêndio deixou duas vítimas e um homem foi preso pela Polícia Militar (PMDF) por suposto envolvimento no incêndio.

Publicidade

O suspeito, que foi encaminhado para a 1ª Delegacia de Polícia, inicialmente afirmou aos militares que o fogo havia começado de um aparelho celular, que estava em cima da cama. Depois, à Polícia Civil, ele disse que estava usando drogas quando tudo começou. Quando as equipes da polícia chegaram, ele permanecia no local.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio teve início no subsolo, mas a fumaça se alastrou por todos os três andares da pousada. No primeiro andar, os corpos das vítimas foram encontrados.

Júnior Rodrigues, um dos moradores do local, afirmou ter visto o início do fogo em um quarto do subsolo. “Eu estava no meu quarto, praticamente dormindo. Escutei o pessoal gritando, liguei a luz do quarto e vi a fumaça preta. O rapaz tentando apagar o fogo estava na cama, mas não estava conseguindo. Meu quarto está com tudo lá. Tirei só minha bolsa com os meus documentos”, revelou em entrevista ao G1.

No momento do acidente, o prédio da pousada estava com mais de 20 moradores e hóspedes em seus 30 quartos. A rua do edifício chegou a ser interditada durante a madrugada e só foi liberada para tráfego às 6h30 da manhã.

Veja momento em que as autoridades trabalhavam para apagar o fogo:

Publicidade

Publicidade

As vítimas

As duas pessoas que morreram estavam no primeiro piso, em dois banheiros distintos. De acordo com informações da Polícia Militar, as vítimas são dois homens. Entretanto, o boletim da Polícia Civil registra a morte de um homem e de uma mulher.

As autoridades trabalham com a possibilidade de que a fumaça deixou-os em estado de pânico, dificultando o acesso à saída da pousada.

Marcelo Abreu de Afonso, major dos bombeiros locais, disse à imprensa que os materiais inflamáveis do local auxiliaram no alastramento do fogo. “O cenário é de ocorrência ainda em andamento, não descartamos a possibilidade de encontrar várias vítimas, pois são várias unidades habitacionais. Portas de madeira, forro de madeira, temos uma carga de material combustível muito grande neste local”, afirmou.

Publicidade

Pousada estava irregular

A pousada de Brasília, onde ocorreu o acidente, já havia sido interditada em 2017. Em 2009, o edifício foi fechado pela fiscalização, mas logo voltou a funcionar. O local responde, ainda, a um processo no DF Legal e já foi intimado em 2022.

Todas as atividades de pousada são proibidas nas áreas tombadas da cidade. Na região, os imóveis devem ser para residências de uma única família.

 * Sob supervisão de Lilian Coelho

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.