OAB-SP elege Patrícia Vanzolini e terá uma mulher na presidência pela primeira vez

Em uma disputa acirrada, voto a voto, a advogada venceu o atual presidente, Caio Augusto Silva dos Santos, que disputava a reeleição

OAB-SP elege Patrícia Vanzolini e terá uma mulher na presidência pela primeira vez
Criminalista Patrícia Vanzolini (Crédito: Reprodução/ Chapa 14 – ‘Muda OAB/SP’)

A advogada criminalista Patrícia Vanzolini, de 49 anos, foi eleita, nesta quinta-feira (25), presidente da seccional São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para o mandato de três anos (2022-2024).

Publicidade

Em uma disputa acirrada, voto a voto, a advogada venceu o atual presidente, Caio Augusto Silva dos Santos, que disputava a reeleição.

Foi a primeira vez na história da instituição, criada em 1932, que uma mulher é eleita presidente. A votação desta quinta também elegeu os presidentes das subseções da ordem nas cidades do interior do estado e em regiões da capital.

Patricia Vanzolini obteve 64.207 votos (35,80%), Caio Augusto Silva dos Santos, 58.821 votos (32,79%); e Dora Cavalcanti, 18.351 votos (10,23%).

Apesar das cinco chapas que disputavam a presidência da seccional São Paulo, durante a apuração a disputa ficou concentrada em Caio, que atua na área cível, e Patrícia, mestre e professora em direito penal. As urnas utilizadas na votação foram cedidas pela Justiça Eleitoral.

Publicidade

No Brasil, a categoria dos advogados possui mais de 1,3 milhão de filiados. Só em São Paulo, a maior seccional do país, estavam aptos a votar 350 mil advogados e advogadas com inscrição profissional definitiva e válida para trabalhar no estado. O voto é obrigatório para todos os integrantes da categoria.

A OAB é uma entidade federal independente, não subordinada a nenhum órgão estatal e possui previsão na Constituição Federal como “indispensável para a democracia e à função jurisdicional do estado”. 

Sobre Patrícia Vanzolini

Patrícia possui graduação, mestrado e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP.

Publicidade

Ela foi vice-presidente da Associação dos Advogados Criminalistas de São Paulo – ABRACRIM-SP e é sócia do Escritório Brito e Vanzolini Advogados Associados.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.