Desde o último domingo (18), várias cidades brasileiras enfrentam uma drástica queda na umidade relativa do ar, que caiu para menos de 12% em alguns locais do país. Em São Paulo, os índices não estavam tão baixos desde novembro de 2021. A situação coloca regiões do Brasil em condições similares às do deserto do Saara. Em Cuiabá, por exemplo, as temperaturas chegaram aos 42ºC.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu diversos alertas devido aos níveis baixíssimos de umidade relativa do ar. As regiões mais afetadas incluem o noroeste de São Paulo, o leste de Minas Gerais, o sul do Mato Grosso, o norte do Mato Grosso do Sul e praticamente todo o estado de Goiás. Para essas áreas, a previsão é de que a umidade continue abaixo de 12% nos próximos dias. No deserto do Saara, a umidade varia entre 14% e 20%.
⚠️ #Atenção: Previsão de baixa umidade, hoje (20), em áreas do MT, MS, SP, MG, GO e DF. A umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 12%.
🔴 Confira o aviso vermelho (grande perigo) 👉 https://t.co/wSF5nooU1g
Fique atento e siga as recomendações da Defesa Civil Nacional❗️ pic.twitter.com/05zb4kCk6I
— INMET (@inmet_) August 20, 2024
O que esperar nos próximos dias para a umidade relativa do ar?
Depois de um fim de semana extremamente quente, a semana começou com temperaturas elevadas e baixa umidade em várias cidades brasileiras. Uma área de alta pressão atmosférica no Centro-Oeste tem sido um dos principais fatores que mantêm o ar seco. Essa condição cria um bloqueio atmosférico que impede a circulação de chuva e ar frio na região, o que contribui para a elevação das temperaturas e impede a melhora nos níveis de umidade do ar.
Nos próximos dias, a onda de calor deve continuar especialmente no Centro-Oeste, afetando todo o Mato Grosso do Sul, o sul de Goiás e o sul do Mato Grosso, incluindo a capital Cuiabá. No norte, o sul de Rondônia também permanecerá quente.
Já no Sudeste, as temperaturas continuarão acima da média. Em São Paulo, quase todo o estado deverá manter o clima quente, assim como o sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro. No Sul do Brasil, as regiões do Paraná, Santa Catarina e parte do norte do Rio Grande do Sul podem enfrentar temperaturas até 5ºC acima da média até a próxima quinta-feira (22).
Confira abaixo os níveis de umidade em algumas das cidades mais afetadas nesta terça-feira (20):
- Goianésia-GO: 8% de umidade às 15h
- Barretos-SP: 9% de umidade às 16h
- Castro-PR: 9% de umidade às 16h
- Cuiabá-MT: 10% de umidade às 18h
- São Paulo-SP (Mirante de Santana): 12% de umidade às 15h
Para enfrentar esse cenário, é essencial seguir algumas recomendações. Entre elas estão a hidratação constante, evitar atividades físicas nos momentos de maior calor e buscar ambientes climatizados ou bem ventilados.
Siga a gente no Google Notícias