
A terceira rodada de pesquisa Ipespe do mês de maio mostra que o cenário eleitoral na disputa pela Presidência da República segue estável. De acordo com o levantamento feito, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) repetiram a pontuação do levantamento anterior.
Lula segue na liderança das pesquisas, com 44% das intenções de voto, estimulada para o primeiro turno. Jair Bolsonaro aparece na segunda posição, com 32%. Ciro Gomes (PDT) também manteve o mesmo percentual anterior de 8%. João Dória (PSDB) oscilou de 3% e 4%. André Jonanes (Avante) e Simone Tebet (MDB) mantiveram 2% cada.
Intenções de votos brancos, nulos e indecisos somaram 8%, o menor percentual desde setembro do ano passado. Um trecho da pesquisa aponta que a estabilidade na pontuação de Bolsonaro “aparece depois de uma sequência de levantamentos em que o presidente registrava tendência de alta que se estendia desde janeiro deste ano”.
A pesquisa mostra que também houve estabilidade na aprovação ao governo. Os que consideram a administração de Jair Bolsonaro boa ou ótima se mantiveram 32%. A avaliação negativa oscilou um ponto para cima, totalizando 52%. Foram realizadas 1.000 entrevistas, de abrangência nacional, entre segunda-feira (16) e quarta-feira (18). A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais.
📊REJEIÇÃO: Pesquisa XP/IPESPE, 16-18 de Maio:
“Não votaria de jeito nenhum”:
🟤Bolsonaro: 59%
🔵Doria: 53%
🔴Lula: 43%
🟡Ciro: 42%
⚪️Bivar: 42%
🟣Tebet: 37%
🟠D’Ávila: 35%
🟢Janones: 35% pic.twitter.com/bgYP0iaUob— Central Eleitoral (@CentralEleicoes) May 20, 2022