A pesquisa Genial/ Quaest para as eleições presidenciais de 2022, divulgada nesta quarta-feira (6), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está a frente, com 45% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 31%.
Em sequência, Ciro Gomes (PDT), com 6%; André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), com 2%; e Pablo Marçal (Pros), com 1%. Demais seis pré-candidatos não pontuaram: Felipe d’Avila (Novo), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (União Brasil), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).
Aqueles que indicam que irão votar branco, anular ou deixar de votar somam 6%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Duas mil pessoas foram entrevistadas, presencialmente, entre os dias 29 de junho e 2 de julho.
O levantamento possui 95% de confiança. Dessa forma, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR- 01763/2022.
Diferente da pesquisa realizada anteriormente, Lula não vence em primeiro turno, devido à margem de erro. Além disso, a diferença de pontos percentuais entre o ex-presidente e Jair Bolsonaro caiu para 14. Em junho, o Lula tinha 46%, enquanto o atual presidente aparecia com 30%.
2/ No voto estimulado, a distância entre Lula e Bolsonaro também diminuiu: passou de 16 para 14 pts. Lula aparece com 45% das intenções de voto, Bolsonaro 31%. Os demais candidatos somam 12%. Com esses números, não é possível afirmar se a eleição será definida no 1º turno. pic.twitter.com/183svfO7NZ
— Felipe Nunes (@felipnunes) July 6, 2022