Eleições 2022

Pesquisa Quaest aponta que Lula tem 45%; Bolsonaro, 31%; e Ciro, 6%

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

pesquisa-quaest-aponta-que-lula-tem-45-bolsonaro-31-e-ciro-6
Lula, Jair Bolsonaro e Ciro Gomes (Créditos: Reprodução/ Redes Sociais)

A pesquisa Genial/ Quaest para as eleições presidenciais de 2022, divulgada nesta quarta-feira (6), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está a frente, com 45% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 31%.

Publicidade

Em sequência, Ciro Gomes (PDT), com 6%; André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), com 2%; e Pablo Marçal (Pros), com 1%. Demais seis pré-candidatos não pontuaram: Felipe d’Avila (Novo), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (União Brasil), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).

Aqueles que indicam que irão votar branco, anular ou deixar de votar somam 6%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Duas mil pessoas foram entrevistadas, presencialmente, entre os dias 29 de junho e 2 de julho.

O levantamento possui 95% de confiança. Dessa forma, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR- 01763/2022.

Diferente da pesquisa realizada anteriormente, Lula não vence em primeiro turno, devido à margem de erro. Além disso, a diferença de pontos percentuais entre o ex-presidente e Jair Bolsonaro caiu para 14. Em junho, o Lula tinha 46%, enquanto o atual presidente aparecia com 30%.

Publicidade

Publicidade