
Para a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil, Portugal decidiu emprestar ao país o coração de D. Pedro I, que sairá da cidade portuguesa de Porto na noite deste domingo (21). A previsão é que o coração chegue a Brasília na segunda-feira (22).
A viagem será feita pela Força Aérea Brasileira. “O coração do nosso D. Pedro será recebido com honras de chefe de Estado, com salvas de canhão e escoltado pelos Dragões da Independência, ficará fora cerca de 20 dias, mas vai regressar com mais reconhecimento e admiração por parte do povo brasileiro“, afirmou o presidente da prefeitura local, Rui Moreira.
A primeira parada do órgão será no Palácio do Planalto. Em seguida, irá para o Palácio do Itamaraty, onde ficará e exibição até as comemorações do bicentenário da Independência. Uma equipe de peritos avaliou as condições do órgão e garantiu que não haveria riscos.
Então, as negociações para o transporte do coração levaram cerca de quatro meses e envolveram o governo português, a Câmara do Porto e representantes da Irmandade da Lapa, entidade religiosa que guarda a relíquia, segundo o portal g1.
No entanto, cientistas e intelectuais se manifestaram contra a ação. Para Valdirene Ambiel, arqueóloga e historiadora brasileira, a viagem é um desrespeito à memória de D. Pedro I. “Em 1972 foi quando o corpo de D. Pedro foi trasladado para o Brasil, lamentavelmente foi usado de maneira política, durante o regime militar”, diz a historiadora à RFI. “O bicentenário é um evento muito importante, mas, acima de tudo, nós brasileiros temos que nos preocupar com a reflexão sobre a nossa independência. Não que a figura de D. Pedro tenha que ser esquecida, jamais, nem a importância dele para esse país”, completa.
FAB transportará coração de D. Pedro I de Portugal ao Brasil.
Em reunião, Comandante da Força Aérea Brasileira e Ministro das Relações Exteriores trataram sobre o transporte da relíquia, que chegará ao país no dia 22 de agosto.
Acesse https://t.co/NkhtBMbL50 e saiba mais. pic.twitter.com/JesvKuvVwm— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) August 14, 2022