Portugal x Brasil

Presidente de Portugal se manifesta sobre encontro cancelado com Bolsonaro

“As relações entre Portugal e Brasil são entre povos”, diz Marcelo Rebelo.

Presidente de Portugal se manifesta sobre encontro cancelado com Bolsonaro
Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo (Crédito: Divulgação/ Redes Sociais)

Após o presidente Jair Bolsonaro (PL) desmarcar um encontro com o presidente de Portugal, que estava previsto para acontecer na próxima segunda-feira (04), Marcelo Rebelo de Sousa se posicionou sobre o acontecido. “Quem convida pra almoçar é que decide se quer almoçar ou não. Se o presidente da República Federativa do Brasil entende que não pode, não quer, não é oportuno, que não entra na sua programação. Eu respeito quem convida deixar de convidar pelas razões que queira, por inoportunidade política, pessoal”, afirmou o presidente português.

Publicidade

Bolsonaro marcou um encontro com o chefe de Estado português, que virá fazer uma visita ao Brasil. No entanto, o presidente brasileiro pediu para avisar aos emissários portugueses que o encontro está cancelado se Rebelo decidir se encontrar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Marcelo Rebelo disse que entende as posições políticas de Bolsonaro. “Eu entendo que há questões políticas. Portugal é aliado da Ucrânia, Brasil não. Agora o almoço é uma questão que não constava no primeiro programa da ida ao Brasil. É possível o almoço, tudo bem. (Se) Não é possível, ninguém morre”, comentou ele.

O presidente de Portugal afirmou que pretende se encontrar com os ex-presidentes brasileiros, tanto com Lula, quanto com Michel Temer e Fernando Henrique Cardoso. Para finalizar seu posicionamento, Rebelo concluiu dizendo que “as relações entre Portugal e Brasil são entre povos”.

Com a decisão de Jair Bolsonaro, os internautas do twitter se posicionaram sobre o assunto. Alguns acreditam que o presidente do Brasil está certo em cancelar o encontro, enquanto outros acham  que o motivo que ocasionou a decisão é “besteira”.

Publicidade

 

 

Publicidade