Dia 02 de fevereiro é comemorado o dia de Iemanjá, a orixá das religiões Candomblé e Umbanda. Ela é considerada a mãe dos orixás e denominada Rainha do Mar. Seu nome tem origem no idioma africano yorubá, sendo o termo “Yéyé Omó Ejá“, que numa tradução literal seria “mãe cujos filhos são peixes“.
Conhecida como a padroeira dos amores, Iemanjá também carrega o arquétipo da maternidade, sendo seus cultos originais associados à fertilidade feminina e à vida.
Na religião católica, é sincretizada como Nossa Senhora do Navegantes, Nossa Senhora de Candeias, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria.
COMEMORAÇÕES PELO BRASIL
Todos os anos na Bahia acontece a tradicional festa em sua homenagem. Em 2023, o evento completa 100 anos. Durante a ocasião, os fiéis vestem branco e fazem uma procissão até o templo dedicado a ela, na praia do Rio Vermelho, em Salvador. Lá, deixam seus presentes nos barcos, que costumam ser rosas, bijuterias, espelhos e comidas. Acredita-se que quando a oferenda não afunda ou volta para terra firme é porque não foi aceita e está sendo devolvida.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, esteve presente e se pronunciou nas redes sociais:
No dia da Rainha das Águas nossa querida Glória Maria nos deixou.
As águas rolaram nos olhos e corações de milhões de brasileiros que certamente amavam e admiravam essa que foi uma mulher negra pioneira em muitas conquistas. A maior da sua geração!— Margareth Menezes (@MagaAfroPop) February 2, 2023
O Arpoador, na Zona Sul do Rio de Janeiro, também terá uma homenagem à orixá. Idealizada pelo músico Marcos André, a cerimônia será das 15h às 22h e reunirá representantes de casas de Umbanda e Candomblé de linhagens centenárias, além de grupos de jongo, afoxé, samba e maracatu.
Ao final, o público será convidado para um mutirão de limpeza das areias e pedras ao redor da celebração.
Siga a gente no Google NotíciasSalve, Rainha do Mar! 🌊 Neste 2 de fevereiro, a ministra @MagaAfroPop participa da celebração dos 100 anos da tradicional Festa de Iemanjá, em Salvador (BA), ao lado do governador @Jeronimoba13. pic.twitter.com/5lGnr4CwNU
— Ministério da Cultura (@CulturaGovBr) February 2, 2023