
A Região Sudeste terá chuvas e baixas temperaturas nesta semana, “com cara de inverno”, de acordo com Maria Clara Sassaki, meteorologista do Climatempo. Segundo a especialista, há um “corredor de umidade” já presente em São Paulo que “vai chegar em boa parte da região central do Brasil”.
Nesta terça-feira (9), o corredor se transformará em frente fria, que vai “levar umidade para Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.” “A semana será mais úmida e com temperaturas mais baixas”, disse Maria Clara em entrevista à CNN.
De acordo com a meteorologista, na Região Sul o alerta é para o litoral de Santa Catarina e Paraná, que podem ter ondas maiores do que 2,5m e rajadas de vento intensas. Além disso, há possibilidade de ciclone na costa catarinense.
A frente fria também deve chegar na Região Centro-Oeste, alcançando Goiás e Mato Grosso, levando chuva após 110 dias sem chuvas significativas. No Norte do país, Rondônia e Acre também serão atingidos pela friagem.
A especialista indica que o calor ficará restrito aos estados do Nordeste, “mesmo com previsão de chuva em toda a costa”.
🌦️ TEMPO NESTA SEGUNDA | Áreas de instabilidade influenciarão o tempo no #RiodeJaneiro nesta segunda-feira. O céu irá variar entre parcialmente nublado e nublado, com chuva fraca isolada entre a madrugada e manhã. Máxima de 25°C.
Mais detalhes em: https://t.co/6YJPEmcCrD pic.twitter.com/AwpucmqPug— Sistema Alerta Rio – Prefeitura do Rio (@AlertaRio) August 8, 2022