ATR-72-500

Saiba mais sobre o modelo da aeronave que caiu em Vinhedo

O voo partiu de Cascavel, no Paraná, com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo; queda matou 61 pessoas

Um avião modelo ATR-72-500 da Passaredo, transportando 62 pessoas, caiu nesta sexta-feira (9) na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo.
Imagem de modelo de avião que caiu em Valinhos, no interior de SP – Crédito: Reprodução

Um avião modelo ATR-72-500 da Passaredo, transportando 61 pessoas, caiu nesta sexta-feira (9) na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo. A aeronave, utilizada em rotas regionais, não deixou sobreviventes, segundo informações da prefeitura local. O voo partiu de Cascavel, no Paraná, com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A bordo estavam 57 passageiros e quatro membros da tripulação.

Publicidade

Publicidade

Modelo da aeronave

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que o ATR-72-500 é um turboélice com capacidade para 74 assentos. Fabricado pela ATR, uma das principais fabricantes de aviação com sede na França, o modelo é amplamente utilizado em voos regionais.

Conforme dados da fabricante, o ATR-72-500 pode atingir uma velocidade máxima de 511 km/h. A aeronave possui 27 metros tanto de comprimento quanto de envergadura, e uma autonomia de voo de 1.324 quilômetros. O peso máximo permitido para o serviço é de 7 mil quilos.

Especificações do ATR-72-500

– Capacidade: 74 assentos
– Velocidade de cruzeiro: 511 km/h
– Comprimento: 27 metros
– Envergadura: 27 metros
– Altura: 7,65 metros
– Autonomia de voo: 1.324 km

Publicidade

Acidente em Vinhedo

Informações iniciais indicam que o acidente ocorreu na região do bairro Capela, em Vinhedo, no começo da tarde desta sexta-feira (9). A Polícia Militar foi acionada às 13h28 e deslocou equipes para a rua João Edueta, próxima à rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324).

Hospitais em Vinhedo e na vizinha Valinhos foram preparados para atender eventuais feridos. As equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar estão no local atendendo à ocorrência.

Em comunicado, a Voepass informou que “acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo”.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.