O presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva subiu a tradicional rampa do Palácio do Planalto ao lado da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e oito representantes de grupos da sociedade civil. O grupo subiu a rampa com a cachorrinha adotada pelo casal, chamada Resistência. Depois de um revezamento, a catadora Aline Sousa foi quem entregou a faixa presidencial para Lula.
O grupo contava com:
- Francisco, uma criança de 10 anos, estudante e morador da periferia de São Paulo, em Itaquera. Filho de uma assistente social e um advogado que atuam em causas sociais, o menino é corintiano e campeão de natação. Depois de assistir o filme de Lula, Francisco sonha em ser presidente do Brasil.
- Aline Sousa, mãe de sete filhos e a terceira geração de catadores em sua família. É beneficiária do Minha Casa Minha Vida e atual presidente da Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do DF e Entorno (Centcoop-DF). Ela também é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores.
- Cacique Raoni Metuktire, de 90 anos, é líder indígena do povo Kayapó e reconhecido internacionalmente. Comanda os povos indígenas em defesa dos direitos dos povos originários e da Amazônia. Em 2012 foi recebido pelo presidente da França, François Hollande, no Palácio do Eliseu.
- Weslley Viesba Rodrigues Rocha é metalúrgico, casado e pai de dois meninos. Formou-se em educação física por meio do Financiamento Estudantil, o Fies. Além disso, também atua como DJ em um grupo de rap chamado “Falange”, onde conta sua caminhada de luta por meio da música.
- Murilo de Quadros Jesus mora em Curitiba e é formado em letras. Já trabalhou como professor na Universidad de La Sabana, na Colômbia, e foi bolsista do programa Fulbright como professor de português na Bluefield College, nos Estados Unidos.
- Jucimara Fausto dos Santos é moradora de Maringá, no Paraná. Ela foi chamada para fazer pão em um concurso da “Vigília Lula Livre” e acabou ficando cozinha por 10 meses no local.
- Ivan Baron é um influencer nascido no Rio Grande do Norte. Ele foi diagnosticado com meningite viral aos três anos de idade. A doença causou paralisia cerebral. Hoje é uma referência na luta anticapacitista.
- Flávio Pereira é um artesão de 50 anos. Ele esteve na “Vigília Lula Livre” e ajudou a equipe que estava no local com atividades do cotidiano durante os 580 dias que o presidente ficou preso.
Siga a gente no Google Notícias
Ver essa foto no Instagram