Uma nova frente fria está a caminho do Sul do Brasil e promete trazer significativas alterações no clima da região. A partir de amanhã, os estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná devem se preparar para a chegada da chuva e, em algumas áreas, a possibilidade de temporais isolados.
Este sistema frontal será de movimento lento, o que significa que algumas áreas só sentirão os efeitos dessa mudança climática a partir de quarta-feira. A instabilidade pré-frontal já traz chuvas isoladas para o Sul do Rio Grande do Sul desde segunda-feira, mas a situação deve se intensificar nos próximos dias.
Frente Fria no Sul do Brasil: O que Esperar
Na última terça-feira, a frente fria começou a ganhar força no Oeste e Sul do Rio Grande do Sul ainda na madrugada. Essas áreas experimentarão chuvas e trovoadas. Já em outras partes do estado, o sol ainda deverá aparecer entre nuvens, e as temperaturas subirão rapidamente por causa dos ventos do Norte e da fumaça vinda da América do Sul.
Durante o dia, a frente se moveu lentamente para o norte, fazendo com que as temperaturas na Metade Norte do Rio Grande do Sul aumentem consideravelmente. Nas regiões de Noroeste e Norte gaúcho, o calor será bem acentuado.
Quais Regiões Serão Mais Afetadas?
Com o avanço da frente fria, espera-se que mais cidades na Metade Norte do Rio Grande do Sul registrem chuva. Hoje, a frente fria deve intensificar-se novamente sobre a Metade Norte do Rio Grande do Sul e se estender para Santa Catarina e Paraná.
Como Será o Clima na Quinta-Feira?
Na quinta-feira, a frente fria avançará para o norte, diminuindo sua atividade. Haverá chuvas isoladas em pontos de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. No entanto, o clima começará a melhorar nessas áreas, e o tempo firme deve retornar ao Rio Grande do Sul.
Previsão de Chuvas
A passagem dessa frente fria não deve causar volumes excessivos de chuva no Sul do Brasil, mas algumas localidades podem registrar precipitações próximas de 50 mm, especialmente na Metade Norte gaúcha. Não se espera a repetição dos volumes extremos observados na semana anterior, quando algumas áreas da Metade Sul registraram mais de 300 mm.
Existem Riscos de Temporais?
Embora o risco de tempo severo seja menor do que na semana anterior, ainda há possibilidade de temporais isolados, incluindo queda de granizo e ventos fortes. Esses eventos deverão ser pontuais e localizados nos três estados do Sul, podendo ocasionalmente serem severos.
Com a chegada da frente fria, é essencial que os moradores do Sul do Brasil se preparem para as mudanças climáticas iminentes. Especialmente aqueles que vivem em áreas vulneráveis a enchentes e outros fenômenos climáticos devem ficar atentos às previsões e alertas meteorológicos.
Siga a gente no Google Notícias