O FUTURO CHEGOU

Conheça os projetos de carros voadores que serão lançados nos próximos anos

Os eVTOLs se parecem com helicópteros, mas dependem de mais hélices e fazem menos barulho. Eles ainda não utilizam querosene de aviação, contribuindo para a diminuição das emissões de gases poluentes

conheca-os-projetos-carros-voadores
Conceito do eVTOL da Eve – Crédito: Divulgação/Eve

Diversas empresas têm investido em uma nova categoria de aeronave: são os eVTOLs, ou “veículos elétricos de pouco e decolagem vertical”, em tradução. Essas aeronaves, que receberam a alcunha de “carros voadores” ou “drones de passageiros”, têm o propósito de oferecer opções de deslocamento rápido tanto dentro de cidades quanto entre cidades próximas, evitando congestionamento.

Publicidade

Os eVTOLs se parecem com helicópteros, mas dependem de mais hélices e fazem menos barulho. Ainda, eles não utilizam querosene de aviação, contribuindo para a diminuição das emissões de gases poluentes.

No contexto brasileiro, uma das empresas que atuam no desenvolvimento de um eVTOL é a Embraer, a partir da Eve, sua subsidiária. Além disso, a Azul e a Gol também já realizaram pedidos de unidades produzidas por outras empresas.

Alguns projetos de carros voadores

Dentre os projetos atuais, destacamos alguns: Joby Aviation, Volocity (Volocopter), Eve (Embraer), e Supernal (Hyundai).

O Joby Aviation foi responsável pelo primeiro voo de um eVTOL. Isso aconteceu em novembro em Nova York, nos Estados Unidos. A empresa concluiu a fabricação de uma aeronave para a Força Aérea dos EUA e tem planos de entregar a segunda unidade até 2024. Esse “carro voador” suporta quatro passageiros e um piloto e pode chegar a 320 km/h.

Publicidade

O Volocity é projeto da alemã Volocopter e também já realizou um voo teste. A companhia visa obter autorização para voos comerciais no ano que vem, com planos para os Jogos Olímpicos de Paris. Tem capacidade de um passageiro e um piloto e chega a um máximo de 110 km/h.

Outro projeto é o da subsidiária da Hyundai, a Supernal. A montadora já apresentou um protótipo e almeja ganhar certificação de uso comercial a partir de 2028. A aeronave possui capacidade máxima de quatro pessoas e um piloto.

Já a Eve, subsidiária da Embraer, ambiciona operar comercialmente em 2026 e vai fabricar seu “carro voador” em Taubaté. A capacidade é de quatro passageiros e um piloto. A empresa ainda não revelou informações relacionadas a velocidade máxima da aeronave.

Publicidade

Publicidade

 * Sob Supervisão de Lilian Coelho

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.