O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, realizou neste sábado (9) uma visita surpresa à Kiev para se reunir com o presidente Volodimir Zelensky. A informação é do assessor ucraniano Andriy Sybiha, que postou uma mensagem no Facebook junto de uma foto dos dois líderes.
Johnson diz que vai ajudar na defesa da Ucrânia
Em conversa realizada no dia 13/3 com o presidente Zelensky, Boris Johnson disse que o Reino Unido continuará buscando mais opções para reforçar a autodefesa da Ucrânia.
O líder britânico acrescentou que trabalhará com seus parceiros, inclusive na reunião dos países da Força Expedicionária Conjunta em Londres, para buscar mais opções para reforçar a autodefesa da Ucrânia.
Na ocasião, os dois líderes também “condenaram os assassinatos de Brent Reynaud e ucranianos inocentes e o sequestro de prefeitos de Dniprorudne e Melitopol”. As informações sobre a ligação entre os dirigentes foi fornecida pelo gabinete do próprio Johnson.
Reino Unido enviará mísseis antiaéreos à Ucrânia
O Reino Unido está aumentando seu fornecimento bélico para a Ucrânia visando conter ”novos atos de agressão da Rússia”, disse o ministro da Defesa britânico, Ben Wallace, no dia 9/3.
Wallace disse que o “fornecimento inicial seria de 2.000 armas antitanque New Light, armas pequenas e munições”, mas isso foi aumentado e o Reino Unido continuará entregando mais armamento a Ucrânia.
O Reino Unido já forneceu 3.615 armas antitanque para a Ucrânia e em breve também fornecerá uma pequena remessa de mísseis antitanque Javelin, afirmou o ministro a parlamentares.
“Em breve iniciaremos a entrega de pequenas remessas de mísseis antitanque Javelin”, disse ele, acrescentando que todas as armas são consideradas “sistemas defensivos” e são “calibradas para não escalar a um nível estratégico”.
O Reino Unido também está considerando fornecer à Ucrânia mísseis antiaéreos de alta velocidade. O ministério da defesa britânico acredita que esse sistema “se manterá dentro da definição de armas defensivas, mas permitirá que a força credenciada defenda melhor seus céus”.