A moeda da Rússia, o rublo, caiu 30% nesta segunda-feira (28). A queda é um recorde de baixa em relação ao dólar dos Estados Unidos. O sistema financeiro do país foi afetado após sanções impostas pelos países ocidentais, em decorrência à invasão da Ucrânia.
De acordo com o portal CNN, às 4h30 do horário de Brasília desta segunda-feira (28), o valor do rublo foi negociado a 109 por dólar. As últimas sanções econômicas impostas para Rússia aconteceram neste sábado (26).
Estados Unidos, União Europeia, Reino Unido e Canadá disseram que iriam expulsar alguns bancos russos do Swift, em tradução, a Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais, que é um serviço global de mensagens financeiras. Com isso, poderiam “paralisar” os ativos do banco central da Rússia.
“Proibiremos as transações do Banco Central da Rússia, e congelaremos todos os seus ativos, para impedir que financiem a guerra de Putin”, afirmou Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, em comunicado neste domingo (27).
O Banco Central russo aumentou nesta segunda-feira as taxas de juros de 9,5% para 20% em decorrência da queda na moeda. Esta é uma medida de emergência. “Isso é necessário para apoiar a estabilidade financeira e de preços e proteger as economias dos cidadãos da depreciação”, afirmou o Banco Central em comunicado.
Entidade financeira busca segurar a fuga de capitais no país em meio à guerra com a Ucrânia; a moeda russa teve forte desvalorização, negociada a 109 por dólar no início da manhã #CNNNovoDia pic.twitter.com/35niXoecEr
— CNN Brasil (@CNNBrasil) February 28, 2022