O presidente russo Vladimir Putin nomeou um novo comandante para coordenar a guerra na Ucrânia. O novo designado é o general Alexander Dvornikov, informou a emissora britânica BBC no sábado (9).
Dvornikov tem 60 anos e foi o primeiro comandante das operações militares da Rússia na Síria, depois de Putin ter enviado tropas ao país em setembro de 2015 para apoiar o governo do presidente Bashar al-Assad. Durante o comando de Dvornikov na Síria, aviões russos apoiaram o regime de Assad e os seus aliados ao cercar Aleppo oriental.
Um integrante do governo russo disse a BBC que Dvornikov “tem grande experiência em comando e fará com que as operações na Ucrânia melhorem”. Segundo analistas do conflito, a separação dos comandos da invasão russa foi um dos fatores que comprometeu a agilidade da operação no país vizinho.
Ainda segundo a fonte da emissora britânica essas mudanças no comando também foram provocadas pelo fato de nenhuma grande cidade ucraniana ter sido amplamente controlada por Moscou até o momento. Por isso, a Rússia anunciou que cessaria os ataques nas grandes cidades para focar seus esforços nas áreas separatistas do Donbass e no sul do país.
Tradução do post do jornal The Kyiv Independent no Twitter: ”De acordo com uma autoridade ocidental não identificada, o general Alexander Dvornikov, que tem experiência na Síria, liderará o exército em meio ao desejo do Kremlin de alcançar “algum tipo de sucesso” antes de 9 de maio, quando o país comemora a vitória na Segunda Guerra Mundial.”
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>⚡️ BBC: Russia changes its military command.<br><br>According to an unnamed Western official, Gen. Alexander Dvornikov, who has experience in Syria, will lead the army amid Kremlin's desire to reach “some kind of success” before May 9, when the country celebrates the victory in WWII. <a href=”https://t.co/O78htRBBgp”>pic.twitter.com/O78htRBBgp</a></p>— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) <a href=”https://twitter.com/KyivIndependent/status/1512544311149309958?ref_src=twsrc%5Etfw”>April 8, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>