O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, condenou nesta sexta-feira, 04, a decisão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de descartar a implementação de uma zona de exclusão aérea sobre o país.
“A Otan decidiu deliberadamente não cobrir os céus da Ucrânia“, disse.
“Acreditamos que os países da Otan criaram uma narrativa de que fechar os céus sobre a Ucrânia provocaria a agressão direta da Rússia contra a Otan. Essa é uma auto-hipnose de quem é fraco, inseguro por dentro, apesar de possuir armas muitas vezes mais fortes do que nós temos“, continuou Zelensky.
Nuclear terrorism requires decisive action in response. At the #UN Security Council meeting, we called for closing the sky over ???????? and launching an operation to maintain peace and security. The goal is to save hazardous facilities. The world must not watch, but help!
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) March 4, 2022
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, afirmou que atender ao pedido poderia significar uma guerra de direitos na Europa.
De acordo com a CNN Brasil, o porta-voz do Pentágono, John Kirby, afirmou que as ações dos ucranianos “pararam” o grande comboio militar russo em direção à Kiev.
“Temos relatos de que uma ponte que acreditamos estar no caminho para lá foi explodida. Também temos indicações de que os ucranianos atingiram o comboio em outros locais e em veículos“, disse Kirby.
*reportagem original em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/ao-vivo-russia-ataca-a-ucrania/