reajuste monetário

Banco Central dos EUA eleva taxa de juros em 0,75%

A medida, que visa combater a inflação norte-americana, configura o maior aumento da taxa desde 1994.

banco-central-dos-eua-eleva-taxa-de-juros-em-075
O presidente do Conselho do Federal Reserve, Jerome Powell, fala durante uma entrevista coletiva após uma reunião do Federal Open Market Committee (FOMC) na sede do Federal Reserve em 15 de junho de 2022 em Washington (Crédito: Drew Angerer/Getty Images)

O Federal Reserve (Fed), Banco central dos EUA, elevou a taxa de juros do país de 1,5% para 1,75% – uma alta de 0,75 pontos percentuais desde a última decisão de juros, em maio. A medida, que visa combater a inflação norte-americana, configura o maior aumento da taxa desde 1994.

Publicidade

O Fed também reconheceu que a atividade econômica americana voltou a se aquecer depois de uma queda no primeiro trimestre do ano. Além disso, o desemprego segue em níveis muito baixos e a inflação pressionada pelos desequilíbrios de oferta e demanda relacionados à pandemia, junto com a demanda forte por energia.

“O Comitê busca alcançar o máximo de emprego e inflação à taxa de 2% no longo prazo. Em apoio a essas metas, o Comitê decidiu aumentar a faixa-alvo para a taxa dos fundos federais para 1,5% a 1,75% e prevê que os aumentos contínuos na faixa-alvo serão apropriados”, diz o Fed.

Vale ressaltar que juros mais altos nos EUA tendem a derrubar o preço das ações em bolsa e valorizar o dólar, já que elevam a atratividade da dívida norte-americana, considerada a mais segura do mundo.

O Fed também afirma que continuará com seu programa de redução de participação nos títulos do Tesouro, mais uma medida para frear o avanço da economia e colocar analistas em alerta para os riscos de recessão no país.

Publicidade

“Além disso, o Comitê continuará reduzindo suas participações em títulos do Tesouro e dívida de agências e títulos lastreados em hipotecas de agências, conforme descrito nos Planos para Redução do Tamanho do Balanço do Federal Reserve, emitidos em maio”, diz o comunicado.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.