dados do IBGE

Brasil alcança menor índice de desemprego desde 2015

O único estado com alta no desemprego foi Roraima, que aumentou de 5,1% para 7,6%

Durante o terceiro trimestre, o Brasil apresentou uma taxa de desemprego em 7,7%, a mais baixa desde fevereiro de 2015.
(Crédito: Reprodução)

Durante o terceiro trimestre de 2023, o Brasil apresentou uma taxa de desemprego em 7,7% — a mais baixa desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2015, e com recorde histórico de trabalhadores ocupados.

Publicidade

Os dados foram divulgados hoje (22) como parte Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Três das 27 Unidades da Federação registraram queda no índice de desemprego no trimestre encerrado em setembro. Os Estados com queda na desocupação foram: São Paulo (de 7,8% para 7,1%), Maranhão (de 8,8% para 6,7%) e Acre (de 9,3% para 6,2%).

O único estado com alta no desemprego foi Roraima, que aumentou de 5,1% para 7,6%. A taxa ficou estável nas demais Unidades da Federação.

Embora a redução da desocupação no Brasil não tenha sido disseminada entre os Estados, São Paulo concentrou o resultado ao apresentar uma forte redução da procura por emprego, baixando a taxa de desemprego local — e, assim, influenciando a queda em nível nacional, conforme explicou a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy.

Publicidade

São Paulo tem uma importância dado o contingente do mercado de trabalho, o que influencia bastante a queda em nível nacional“, detalhou.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.