Brasileiros podem ganhar um ‘megaferiado’ com até 6 dias em Novembro, veja o motivo!

A presença dos Chefes de Estado e de Governo dos países do G20 justifica a necessidade de ajustes no calendário para melhor organização do evento

Trabalhadores felizes- Créditos: depositphotos.com / VitalikRadko

Em maio deste ano, foi sancionada a lei 8.314/24, estabelecendo novos feriados visando à logística da cúpula do G20, que ocorrerá na cidade. A presença dos Chefes de Estado e de Governo dos países do G20 justifica a necessidade de ajustes no calendário para melhor organização do evento. Esta decisão pode impactar diretamente na rotina das empresas e dos trabalhadores.

Publicidade

Qual a possibilidade de emenda com feriados nacionais?

Os novos feriados planejados para o encontro do G20 coincidem proximamente com duas importantes datas nacionais: a Proclamação da República, que será comemorada em 15 de novembro, uma sexta-feira, e o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. As empresas que escolherem aderir à prática de ‘emendar’ esses feriados proporcionarão aos seus funcionários um período prolongado de folga, totalizando até seis dias, sem interrupção nas atividades laborais.

Quais serviços essenciais mantêm atividades durante os feriados?

Encontro da Cúpula do g20 no Brasil em 2024- Créditos: depositphotos.com / thenews2.com

Apesar dos dias de feriado estabelecidos, a legislação prevê que os serviços essenciais continuem operando normalmente. Entre os setores que devem manter suas atividades estão o comércio de rua, bares e restaurantes, hotéis e pousadas, além de centros comerciais e shoppings. Estabelecimentos culturais como teatros, cinemas, e bibliotecas também seguirão funcionando, assim como pontos turísticos e empresas de mídia.

  • Comércio de rua;
  • Bares e restaurantes;
  • Hotéis, hospedarias e pousadas;
  • Centros e galerias comerciais, shopping centers;
  • Estabelecimentos culturais (teatros, cinemas e bibliotecas);
  • Pontos turísticos;
  • Empresas de mídia (jornalísticas, de radiodifusão sonora e de imagens);
  • Indústrias localizadas nas Áreas de Planejamento;
  • Padarias;
  • Estabelecimentos que trabalham remotamente.

Esses serviços continuarão a operar conforme as normas da legislação trabalhista vigente, garantindo assim o funcionamento regular durante os dias de feriado.

Impactos e Considerações da Nova Lei

A implementação dos novos feriados para a realização do G20 tem sido uma decisão estratégica, pensada para minimizar o impacto do evento na mobilidade urbana e na rotina dos cidadãos. Contudo, é necessário salientar que a continuidade de serviços essenciais visa assegurar o bem-estar e a conveniência dos moradores e visitantes durante este período.

Publicidade

A adaptação de negócios e trabalhadores ao período prolongado de folga dependerá das políticas internas de cada organização, equilibrando os interesses empresariais e o descanso dos colaboradores. A sociedade aguarda que as medidas adotadas sejam benéficas e ajudem na organização eficiente da cúpula do G20.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.