na semana +0,37%

Ibovespa fecha em queda pressionado por juros, mas acumula alta

A liquidez da sessão foi reduzida, com as palavras cautelosas do presidente do Fed e o IPCA-15 acima do esperado

ibovespa
(Crédito: Carl Court/Getty Images)

O Ibovespa fechou em queda após divulgação do IPCA-15 de agosto e discurso de Jerome Powell nos Estados Unidos. A bolsa de valores marcou queda de 1,02%, aos 115,8 mil pontos. Apesar do índice desta sexta-feira(25) registra baixa, a B3 acumula alta de 0,37% na semana.

Publicidade

O IPCA-15 de agosto ficou acima das expectativas do mercado e pressionou os juros nesta sexta-feira. Outro ponto que pesou no Ibovespa foi o discurso conservador do presidente do Federal Reserve (Fed – BC norte-americano), Jerome Powell. A fala impactou negativamente no índice da bolsa e levaram a referência local de volta para a casa dos 115 mil pontos. A liquidez da sessão foi reduzida.

Publicidade

No acumulado da semana, o índice conseguiu ter leve alta, de 0,37%.

O volume financeiro negociado na sessão (até às 17h15) foi de R$ 12,53 bilhões no Ibovespa e R$ 18,50 bilhões na B3.

Em uma primeira leitura do mercado, o dado parece reduzir as expectativas de que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central possa acelerar o ritmo de cortes na taxa Selic, o que se refletiu na alta firme dos juros futuros locais e pressionou ações sensíveis às taxas.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.