dívida estimada em R$ 11 bilhões

Light pede recuperação judicial; entenda a ação utilizada por empresas com dívidas

Um documento emitido pela empresa explicou o motivo para o pedido ser feito em caráter de urgência: “os desafios oriundos da atual situação econômico-financeira da Companhia e algumas de suas subsidiárias se mantêm e vêm se agravando”.

Plano da Light prevê pagamento de até 60% dos credores em 90 dias
Proposta preserva capacidade de investimentos da empresa – Crédito: Canva

A Light S.A. entrou com um pedido de recuperação judicial nesta sexta-feira (12), com uma dívida estimada em R$ 11 bilhões. Segundo a Agência Brasil, a companhia atua em mais de 30 municípios do estado do Rio de Janeiro.

Publicidade

De acordo com o g1, o documento emitido pela empresa diz o motivo para o pedido feito em caráter urgência: “os desafios oriundos da atual situação econômico-financeira da Companhia e algumas de suas subsidiárias se mantêm e vêm se agravando”.

Entenda o que é recuperação judicial

O advogado Denner Pires Vieira, explicou à Perfil Brasil que a “recuperação judicial é uma ação pela qual a empresa que esteja em situação de endividamento financeiro, procura o Poder Judiciário para negociar suas dívidas com seus credores”.

Essas empresas normalmente estão em crises financeiras, como a Light S.A., e não conseguem negociar as dívidas diretamente com os credores.

“Na recuperação judicial, cumpridas as exigências legais o poder judiciário auxilia a empresa a negociar com os credores, por meio de uma assembleia de credores, e nesta oportunidade a empresa acaba apresentando uma proposta de pagamento“, disse o Dr. da RGL Advogados.

Publicidade

Assim, quando o plano de recuperação é aprovado, com uma proposta de pagamento que seja possível para todos os lados, a empresa consegue pagar suas dívidas.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.