O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), se reúne nesta quarta-feira (15) para definir o juro básico da economia. O mercado financeiro prevê elevação da Selic em 0,5 ponto percentual, passando dos atuais 12,75% para 13,25% ao ano.
De acordo com o portal g1, a decisão sobre a Selic será anunciada após às 18h. Se a previsão for confirmada, este será o décimo primeiro aumento consecutivo do juro, o que elevará a taxa ao maior patamar desde dezembro de 2016, quando estava em 13,75% ao ano.
A estimativa de aumento no juro básico da economia é esperada pelo mercado financeiro com base em indicações do próprio Banco Central. No último encontro do Copom, realizado em abril, o BC informou que promoveria nova alta, mas em menor intensidade do que a anterior, que foi de 1 ponto percentual.
O objetivo do aumento no juro é para tentar conter a alta da inflação. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, ficou em 0,47% em maio, apresentando desaceleração em comparação com o mês anterior. Ainda assim, acumulou um aumento de 11,73% em doze meses.
No último mês, os remédios e as passagens aéreas exerceram a maior pressão sobre a taxa, enquanto alimentos importantes para os brasileiros ajudaram a contê-la. Em fevereiro deste ano, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, avaliou que a inflação brasileira deveria atingir seu pico entre abril e maio, começando a desacelerar nos meses seguintes.
Já está rolando mais uma reunião do Copom e o tema “taxa Selic” voltou a pipocar nos noticiários. Leia este post para entender como essas notícias impactam o seu bolso (spoiler: o impacto é grande!)https://t.co/icRTyGUwsw pic.twitter.com/pgV6OLSmlm
— B3 (@B3_Oficial) June 14, 2022