presidente da instituição

Pesquisa Quaest: para 53% dos brasileiros, Campos Neto usa critérios técnicos no BC

Entre estes, 44% votaram em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e 70% em Jair Bolsonaro (PL)

Pesquisa Quaest: para 53% dos brasileiros, Campos Neto usa critérios técnicos no BC
Presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto – Crédito: Agência Brasil

A pesquisa Genial/Quaest publicada nesta quarta-feira (10) revela que 53% dos brasileiros acreditam que o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, utiliza critérios técnicos na condução da instituição.

Publicidade

Em contrapartida, 28% acham que ele não usa uma base técnica em suas decisões, enquanto 19% não souberam ou não responderam.

Entre os que acreditam na abordagem técnica de Campos Neto, 44% votaram em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e 70% em Jair Bolsonaro (PL). Do grupo que votou em Lula, 35% discordam da atuação técnica de Campos Neto, em comparação com 17% dos eleitores de Bolsonaro.

Lula acusou Campos Neto de ter ‘viés político’

O presidente Lula renovou suas críticas ao presidente do BC há cerca de um mês, antes da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que decidiu, por unanimidade, manter a Selic em 10,5% ao ano, interrompendo a queda dos juros.

Lula afirmou que o Banco Central é uma instituição do Estado brasileiro e não deve servir aos interesses do mercado financeiro. Ele também acusou Campos Neto de ter um viés político e de trabalhar contra o país.

Publicidade

O presidente da instituição evitou responder diretamente às críticas, afirmando que as decisões do Banco Central sempre foram técnicas.

Na pesquisa, 21% dos eleitores de Lula e 13% dos eleitores de Bolsonaro não souberam ou não responderam sobre a condução do BC. Foram entrevistadas 2.000 pessoas presencialmente entre 5 e 8 de julho, com uma margem de erro de 3,1 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.