Reajuste no 13º salário para aposentados! Confira quem será beneficiado com R$ 7.786,02

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão menos nas futuras operações de crédito consignado. Por 14 votos a um, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou nesta quarta-feira (28) o novo limite de juros de 1,72% ao mês para essas operações.
Créditos: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

No próximo mês, uma significativa alteração financeira acontecerá para milhões de brasileiros que recebem benefícios acima do salário mínimo. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou um reajuste nos valores dos depósitos desses beneficiários, proporcionando um alívio necessário para muitos. Este ajuste impactará diretamente a vida de mais de 12 milhões de aposentados e pensionistas em todo o país.

Publicidade

Esta mudança chega juntamente com a distribuição da segunda parcela do 13º salário, elevando ainda mais o montante que os beneficiários receberão. Vale ressaltar que este aumento é temporário e deverá ser recalculado posteriormente, conforme as normas do INSS.

Qual é a razão por trás do recente aumento do 13º salário?

Os ajustes feitos pelo INSS nos benefícios são uma prática comum, realizados anualmente. A elevação do teto, que agora alcança R$ 7.786,02 em 2024, e a antecipação da segunda parcela do 13º salário criam uma combinação que resulta em valores elevados para os aposentados e pensionistas acima da faixa do salário mínimo. Embora parte deste acréscimo seja reduzida por descontos obrigatórios como o imposto de renda, o montante final ainda representa um aumento substancial na receita mensal desses indivíduos.

Como os pagamentos do 13º salário do INSS serão efetuados?

Os pagamentos para aqueles que ganham acima do mínimo são programados de acordo com o último dígito do número de benefício. Este método ajuda a organizar e facilitar a administração dos pagamentos de milhões de pessoas. Veja abaixo as datas em que os benefícios serão depositados:

  • Final 1 e 6 – pagamentos em 3 de junho.
  • Final 2 e 7 – pagamentos em 4 de junho.
  • Final 3 e 8 – pagamentos em 5 de junho.
  • Final 4 e 9 – pagamentos em 6 de junho.
  • Final 5 e 0 – pagamentos em 7 de junho.

Como conferir o valor que será recebido do 13º salário?

Existem várias maneiras de verificar o valor do seu benefício ajustado. Isso pode ser feito através do site oficial do INSS, pelo aplicativo Meu INSS ou através do contato direto via telefone. Confira as etapas para cada método:

Publicidade

Site Oficial do INSS

  • Acesse o site Meu INSS.
  • Clique em “Entrar com gov.br” e realize a sua autenticação.
  • Visualize serviços como extrato de pagamentos e histórico de créditos.

Aplicativo Meu INSS

  • Baixe o app Meu INSS apropriado para o seu sistema operacional.
  • Faça login e acesse informações detalhadas sobre os seus benefícios.

Telefone – Central de Atendimento 135

  • Contate o número 135 para falar com um atendente.
  • Consulte valores, faça agendamentos e tire as suas dúvidas diretamente.

Com os aumentos temporários e relevantes no valor dos benefícios, é essencial que todos os beneficiários do INSS que recebem acima do salário mínimo se mantenham atualizados sobre os seus direitos e as datas de pagamento. A organização e o planejamento adequados assegurarão que todos os benefícios sejam recebidos corretamente e na íntegra.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.