Comemorado anualmente no segundo domingo de maio, o Dia das Mães acontece neste final de semana. A data é a segunda mais importante no calendário dos varejistas no Brasil, perdendo apenas para o Natal. Apesar de movimentar o comércio nacional, não surgiu com esse intuito.
Como surgiu o Dia das Mães?
A celebração nasceu nos Estados Unidos, por conta de uma insistente campanha feita pela ativista Anna Jarvis. Ela havia perdido sua mãe em 1905 e, três anos depois, realizou uma homenagem para ela, de forma não oficial. Desde então, passou a enviar cartas para congressistas americanos, governadores e celebridades pedindo a criação de um feriado, o “Dia das Mães”.
Após a Guerra Civil Americana (1861-1865), Ann e um grupo de mães também iniciaram o “Mother’s Friendship Day” (Dia das Mães pela Amizade). Este dia visava promover a reconciliação e celebrar a paz entre as famílias que ficaram divididas durante o conflito.
O legado de Ann Jarvis continuou após sua morte em 9 de maio de 1905. Três anos mais tarde, em 1908, sua filha Anna organizou um memorial em sua homenagem, evento que marcou o primeiro Dia das Mães oficial. Anna Jarvis, posteriormente, dedicou-se intensamente à campanha pelo reconhecimento nacional da data, embora mais tarde criticasse a crescente comercialização da celebração.
O movimento de Anna culminou no reconhecimento oficial do Dia das Mães pelo estado da Virgínia Ocidental em 1910. A campanha ganhou ímpeto nacional e, em 1914, o Congresso dos Estados Unidos designou o segundo domingo de maio como o Dia das Mães, oficializado pelo presidente Woodrow Wilson.
Celebração da data no Brasil
De acordo com historiadores, a primeira celebração do dia das mães no Brasil foi em 1918, pelos membros da Associação Cristã dos Moços de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Porém, só foi oficializado alguns anos mais tarde. Apenas em 1932, o presidente Getúlio Vargas assinou o decreto que cria a data.
O texto diz que o Dia das Mães foi estabelecido para que se comemore os “sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana”.
A razão por trás disso foi o movimento feminista, mais especificamente da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino. A oficialização aconteceu no mesmo ano em que as mulheres brasileiras conquistaram o direito ao voto e à candidatura política.
Homenagens
Como de costume, ao redor do mundo as pessoas comemoram a data fazendo homenagens às suas mães. Nas redes sociais as comemorações já começaram. A ex-BBB, Fernanda Bande compartilhou nos stories do seu Instagram a comemoração que participou na escola de sua filha Laura.
Lindass!!! 🥰😍
Nanda com a Laurinha em homenagem ao dia das mães na escolinha dela! pic.twitter.com/c4Gc7tzDuS
— QG da Fernanda 🐺 (@QGdaFernanda) May 10, 2024
A cantora e atriz Anahí, da banda Rebeldes também compartilhou a comemoração da data ao lado de seus filhos Emiliano e Manu.
Ver essa foto no Instagram
* Sob supervisão de Lilian Coelho