prova

Enem 2024: saiba tudo sobre inscrições

A divulgação dos locais de prova será em data a ser marcada e o gabarito deve sair em 20 de novembro

Enem
As inscrições do Enem 2024 abriram nesta segunda-feira (27) – Crédito: Divulgação

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começaram nesta segunda-feira (27) e vão até o dia 7 de junho. Os interessados devem acessar a Página do Participante no site oficial para realizar a inscrição.

Publicidade

Publicidade

Mesmo os candidatos que conseguiram a isenção da taxa, como os alunos da rede pública, precisam se inscrever. Caso contrário, não poderão fazer a prova. A taxa é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 12 de junho. A confirmação da inscrição só ocorrerá após o pagamento.

Para se registrar, os candidatos devem seguir alguns passos essenciais: informar dados pessoais como CPF e data de nascimento, fornecer um e-mail único e válido e um número de telefone, escolher o estado e município onde deseja realizar a prova, e selecionar a língua estrangeira (inglês ou espanhol) na qual realizará a prova.

Além disso, é necessário criar um cadastro e senha no Portal do Governo para acessar a Página do Participante. Essa senha será usada para gerar o boleto de pagamento da taxa, realizar alterações cadastrais, acompanhar a inscrição, obter resultados e acessar outras funcionalidades.

Publicidade

Qual o cronograma do Enem nos dias de prova?

As provas do Enem 2024 serão aplicadas em dois domingos, nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia, os candidatos farão 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e cinco de inglês ou espanhol), 45 questões de ciências humanas e a redação. No segundo dia, serão 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza. Os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h, com início das provas às 13h30, seguindo o horário de Brasília. O término das provas no primeiro dia será às 19h e no segundo dia às 18h30.

Após preencher todas as informações solicitadas, incluindo o Questionário Socioeconômico, os candidatos devem anexar uma foto atual, nítida e individual, seguindo as orientações fornecidas. É crucial verificar todos os dados e acompanhar a situação da inscrição para garantir que está tudo correto.

A divulgação dos locais de prova será em data a ser marcada e o gabarito deve sair em 20 de novembro. O resultado final do Enem será divulgado em 13 de janeiro de 2025.

Publicidade

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.