aumento de mulheres

Perfil do estudante de pós-graduação mudou nos últimos 25 anos

Nos últimos 25 anos, o Brasil formou e empregou mais mestres e doutores, com cursos melhor distribuídos entre as regiões

O estudo "Brasil: Mestres e Doutores", produzido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos revela o retrato da pós-graduação no país.
Retrato do setor está no estudo Brasil: mestres e doutores, do CGEE – Crédito: Agência Brasil
O estudo “Brasil: Mestres e Doutores”, produzido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), revela o retrato da pós-graduação no país. O CGEE é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com sede em Brasília.

Nos últimos 25 anos, o Brasil formou e empregou mais mestres e doutores, com cursos melhor distribuídos entre as regiões e um aumento significativo de mulheres pós-graduadas. No entanto, permanecem assimetrias históricas, como a remuneração mais baixa das mestras e doutoras em comparação aos colegas homens com a mesma formação acadêmica. Além disso, a proporção de pessoas com essas qualificações no conjunto da sociedade ainda é baixa.

Publicidade

O estudo aponta uma “clara evidência do processo de desconcentração regional ocorrido na pós-graduação brasileira entre 1996 e 2021″, segundo o CGEE. Em 1996, a Região Sudeste concentrava 62% dos cursos de mestrado no Brasil. Após 25 anos, essa participação caiu 20 pontos percentuais. O mesmo fenômeno foi observado nos cursos de doutorado: em 1996, oito de cada dez cursos estavam no Sudeste (79,2%), e essa participação diminuiu 29,6 pontos percentuais no mesmo período.

Como consequência dessas mudanças, a geografia das titulações também se alterou. “Em 1996, 67,4% dos títulos de mestrado e 88,9% dos títulos de doutorado foram concedidos na Região Sudeste”, afirma o estudo. Já em 2021, “tais participações tinham diminuído para, respectivamente, 43,5% e 52,5%.”

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.