adaptação de livro

Fernando Varella: saiba quem foi o médico que será interpretado por Bruno Gagliasso em filme

Irmão mais novo de Drauzio Varella morreu em 1991, aos 44 anos, em decorrência de um câncer de pulmão

Varella
Fernando Varella: saiba quem foi o médico que será interpretado por Bruno Gagliasso em filme – Crédito: Arquivo pessoal / Mariana Varella

Fernando Varella, irmão mais novo de Drauzio Varella, é a inspiração para o novo papel de Bruno Gagliasso. O ator interpretará o médico no longa “Por um Fio”, inspirado em livro escrito por Drauzio. O filme mostrará as experiências dele como oncologista e narra a morte do irmão por câncer.

Publicidade

Para desempenhar o papel, Bruno surpreendeu a todos quando apareceu em suas redes sociais com a cabeça raspada e significantemente mais magro. Ele precisou perder 14kg. Drauzio foi designado ao ator Romulo Estrela.

Bruno Gagliasso e Romulo Estrela interpretarão os irmãos Varella em novo longa, “Por um Fio” – Crédito: Nattanaela Verduga / Divulgação

Ainda não há data para a estreia do longa. Todavia, as gravações, que ocorreram em São Paulo, se encerraram no mês de março. Para celebrar o final do processo, Bruno publicou em suas redes sociais fotos de um ensaio feito no último dia de gravações. Na legenda, ele reflete sobre como foi o processo de mergulhar no personagem.

“Uma forma sair do personagem, retomar a minha vida, mas sem abandonar as emoções que me atravessaram tão profundamente nesse processo. Invariavelmente, essa vivência permanecerá aqui dentro. E também nesses registros dos olhares de amigos que conseguiram capturar a tragédia e a poesia desse momento”, escreveu o ator.

 

Publicidade
Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Bruno Gagliasso (@brunogagliasso)

Publicidade

Quem foi Fernando Varella?

Dois anos mais novo que Drauzio, Fernando Varella seguiu os passos do irmão, se formou em medicina e também atuava na área da oncologia. Nascidos em São Paulo, ainda crianças, os irmãos precisaram lidar com a morte da mãe, falecida aos 32 anos de idade, algo que os uniu ainda mais.

Drauzio e Fernando tinham muito em comum. Além da escolha de carreira, ambos fumavam. Entretanto, sabendo dos riscos, Drauzio fez questão de combater o vício. Dessa vez Fernando não seguiu os passos do irmão.

“Nós perdemos nossa mãe muito cedo, eu tinha quatro anos. Eu e meu irmão sempre fomos ligados, nos formamos médicos e trabalhamos juntos. Éramos parceiros — parceria de dividir o salário. Com o passar dos anos, eu parei de fumar; Fernando, não. Ele fumava aqueles cigarros mentolados, que são ainda mais cancerígenos. Ele teve câncer de pulmão e eu tratei dele — não que eu quisesse (ser o médico responsável), mas ele pediu. Foi uma experiência muito dura”, afirmou Drauzio em uma edição do programa Provoca, apresentado por Marcelo Tas na TV Cultura, em 2020.

Publicidade

Filme inspirado em livro de Drauzio

Em seu livro lançado em 2004, “Por um Fio”, Drauzio conta um pouco de sua experiência pessoal e tudo o que observou como oncologista. Em um dos trechos, ele relata o momento em que percebeu que seu irmão não teria mais salvação. “No início de janeiro, já em São Paulo, Fernando acordou com dores na coxa. Dois dias depois fez uma cintilografia óssea, que mostrou metástase no fêmur e outro na bacia. Era o fim da esperança de curá-lo”, escreveu.

Ele ainda relembrou como foi a despedida do irmão após descobrir que a doença não teria mais tratamento. “Perguntei como ele estava — Triste como nunca. Nós nos abraçamos e choramos como crianças. Haveríamos de nos separar de novo, agora para sempre”, relatou. Fernando Varella faleceu em 1991, aos 44 anos.

*sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.