Dois dos principais artistas de k-pop atingiram um marco inédito na música global. Pela primeira vez na história, dois artistas sul-coreanos ocupam as primeiras posições da Billboard 200, a principal parada de álbuns dos Estados Unidos. O grupo Stray Kids lidera com seu disco “Ate”, seguido de perto por Jimin, integrante do BTS, com seu álbum solo “Muse”.
Segundo a revista americana Billboard, divulgada no domingo (28), o álbum “Ate” do Stray Kids estreou na parada com 232 mil unidades equivalentes vendidas na primeira semana. Já “Muse”, de Jimin, somou 96 mil unidades.
O Stray Kids também se tornou o primeiro grupo da história a estrear seus cinco primeiros álbuns no topo da Billboard 200. Anteriormente, “Oddinary”, “Maxident”, “Rock-Star” e “5-Star” também debutaram na primeira posição da parada.
Curiosamente, apenas um artista conseguiu alcançar um feito similar ao do grupo. O rapper estadunidense DMX estreou seus primeiros cinco álbuns no topo da Billboard 200 entre 1998 e 2003.
MY STRAY KIDS ❤️🩹 pic.twitter.com/z7TscQ3zVH
— 비니 (@spearhyunnie) August 1, 2024
Impacto do k-pop na indústria musical
A semana também foi marcada por uma série de mudanças significativas na Billboard 200. O Stray Kids destronou Eminem, cujo novo projeto “The Death of Slim Shady (Coup de Grâce)” interrompeu o reinado de 12 semanas de Taylor Swift com “The Tortured Poets Department“. O álbum de Eminem caiu para a terceira posição, enquanto Taylor Swift permaneceu em quarto lugar. Em sétima colocação, também esteve a trilha sonora do filme “Twisters“.
A chegada dos artistas de k-pop ao topo da Billboard 200 reflete o crescimento da música sul-coreana dentro da indústria musical. Desde 2018, houve um aumento global de 230% em reproduções de k-pop no Spotify, resultando em quase 8 bilhões de reproduções por mês em todo o mundo.