Comitê Olímpico Brasileiro confirma 301 atletas inscritos em Tóquio

comite-olimpico-brasileiro-confirma-301-atletas-inscritos-em-toquio

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) bateu o martelo quanto ao total de inscritos para os Jogos de Tóquio (Japão): 301 atletas em 35 das 50 modalidades disputadas nos Jogos. O anúncio foi feito durante coletiva virtual nesta terça-feira (13), a dez dias da abertura dos Jogos, direto da capital japonesa. O Time Brasil, com 140 mulheres e 161 homens, já é o maior contingente  enviado pelo país a uma edição da Olimpíada no exterior. Serão 174 estreantes na edição japonesa, e 31 medalhistas olímpicos (18 deles campeões em suas modalidades).

Publicidade

O COB manteve na lista de inscritos a atleta gaúcha Fernanda Borges,de 32 anos, do lançamento de disco, que cumpre suspensão provisória por doping. De acordo com Jorge Bichara, sub-chefe da missão em Tóquio, a entidade brasileira aguarda o resultado do julgamento, previsto para a próxima semana. 

Publicidade

“Não devemos atuar com algum tipo de preconceito em relação ao caso. Ela está respondendo e tem toda a possibilidade de defesa, nós optamos, como era possível dentro das regras da Federação Internacional, inscrevê-la dentro da competição. Porém, ela só virá para Tóquio em caso de absolvição e suspensão da pena”, esclareceu Bichara.

Ao todo, 79 atletas do país – nove modalidades – já desembarcaram no Japão, mas ainda não seguiram para a Vila Olímpica, aberta oficialmente hoje (13). O local receberá  11 mil atletas provenientes de 206 países, entre eles o Brasil.  O paulista  João Victor Marcari Oliva, do hipismo de adestramento, será o primeiro atleta do país a se hospedar na Vila  Olímpica, já na quinta (15). Por enquanto, os atletas as equipes estão distribuídas por cinco cidades japonesas: Ota, Hamamatsu, Enoshima, Sagamihara e Nagato. 

Publicidade
Police officers patrol at the Athletes Village ahead of Tokyo 2020 Olympic Games in Tokyo
Police officers patrol at the Athletes Village ahead of Tokyo 2020 Olympic Games in Tokyo

A Vila Olímpica, inagurada nesta terça (13) receberá cerca de 11 mil atletas de 206 países. O brasileiro João Victor Marcari Oliva, do hipismo de adestramento, será o primeiro atleta do país a se hospedar na Vila, na quita (15) – REUTERS/Issei Kato/Direitos Reservados

Na manhã de hoje (13) chegaram a Tóquio as delegações de natação e boxe olímpico. Também já estão em solo japonês as equipes da canoagem slalom, vela, rugby, vôlei de praia, tênis de mesa, handebol masculino e parte da delegação do judô. Nesta quarta (14) está prevista a chegada de mais 39 atletas (handebol e vôlei femininos, e vôlei masculino), e na quinta (15) outros 11 (hipismo adestramento, taekwondo e judô).

Além dos 301 inscritos, o Time Brasil contará também com 18 atletas substitutos, também chamados de alternativos, para eventualidades como lesões, que atuarão conforme regras específicas de cada modalidade. 

Publicidade

Vacinação e prevenção à covid-19

Dos 301 atletas, 270 receberam a primeira dose da vacina. De acordo com Jorge Bichara, alguns optaram por não se vacinar, mas o COB optou por não revelar a identidade deles. 

Os protocolos de controle à disseminação da covid-19 em Tóquio 2020 estabelecem exames diários de antígeno (saliva) em todos os atletas e integrantes das delegações.  No caso de diagnóstico positivo para covid-19, é realizado um novo teste, o PCR, também de saliva. Se o resultado comprovar a presença do vírus, haverá um um terceiro  exame (nasofaringe) para confirmar definitivamente a doença.

Quem de fato estiver infectado, cumprirá quarentena de 14 dias em área de isolamento específica e passará a ser monitorado por funcionários do governo japonês. Também haverá rastreio de todos os contatos feitos pelo infectado – por mais de 15 minutos de duração e com menos de um metro de distância – e todos que testarem positivo também cumprirão quarentena de 14 dias.

Publicidade

(Agência Brasil)