saiba mais

GP do Japão: veja curiosidades do circuito que foi palco de títulos da F1

Etapa do Japão já consagrou mais de 10 títulos mundiais da Fórmula 1, incluindo o mais recente e bizarro de Max Verstappen; veja outras curiosidades

Japão
Grande Prêmio do Japão – Crédito: Getty Images

No início da madrugada deste domingo, 7, o brasileiro acompanha o Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1, quarta corrida da temporada de 2024, que acontece no Circuito de Suzuka. Nele, muitos títulos mundiais da categoria já foram decididos, incluindo o mais recente e inusitado de Max Verstappen.

Publicidade

Tal qual as etapas da Austrália e da China, o circuito traz para os brasileiros o desafio de enfrentar o fuso horário para acompanhar o esporte. Porém, vale a pena acompanhar a prova que tem o costume de brindar a torcida com momentos históricos em suas curvas.

Na Fórmula 1 desde a década de 1970, o Japão construiu uma história impressionante na categoria, se destacando por consagrar pilotos. Mas, também já registrou vitórias emblemáticas e pistas inesquecíveis. Veja algumas curiosidades sobre o GP japonês.

Antes mesmo da Fórmula 1

As primeiras edições do GP do Japão aconteceram ainda na década de 1960, mas não como provas da F1. A estreia do circuito veio em 1963, durante uma disputa de provas esportivas vencida pelo britânico Peter Warr.

Publicidade

Um ano depois, seu compatriota venceu a corrida de Fórmula Livre. Em 1973, aconteceu a primeira vitória de Motoharu Kurosawa, durante uma disputa da Fórmula 2000 (atual Super Fórmula). O Grande Prêmio nipônico se revezou entre categoria até marcar sua estreia na F1, em 1976.

Estreia da sorte

E se engana quem pensa que a prova demorou para se tornar histórica. Já em 1976, em seu ano de estreia, uma disputa emblemática nas curvas japonesas decidiu o título daquela temporada. Michael Andretti, da Lotus, largou na frente e venceu, com Patrick Depailler, da Tyrrell, ficando em segundo, e James Hunt, da McLaren, chegando em terceiro. Como Niki Lauda, da Ferrari, abandonou a corrida nas primeiras voltas, por conta do cenário perigoso criado pela chuva e neblina, Hunt arrematou o título sobre o austríaco por somente um ponto, por 69 a 68.

*Leia matéria completa em SportBuzz

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.