O jogador Vini Jr sofreu (Real Madrid), mais uma vez, racismo em um jogo da La Liga, na Espanha. As manifestações de apoio a ele lotaram o Twitter: jogadores, clubes, autoridades, entidades ligadas ao futebol e celebridades.
Confira abaixo algumas das manifestações contra o ato de racismo que Vini Jr sofreu neste domingo (21) em Valencia, também na Espanha.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) questionou em sua conta oficial no Twitter: “até quando vamos ter que lutar por atitudes concretas e eficazes dentro e fora dos campos?“:
Até quando ainda vamos vivenciar, em pleno século XXI, episódios como o que acabamos de presenciar, mais uma vez, em La Liga?
Até quando a humanidade ainda será apenas espectadora e cúmplice de atos cruéis de racismo?
Até quando vamos precisar lembrar que é crime?
Até quando… pic.twitter.com/S8LfAYhpiD
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) May 21, 2023
O ex-jogador Ronaldo Fenômeno escreveu que “enquanto houver impunidade e conivência, haverá racismo”:
Mais uma vez um episódio de racismo na @LaLiga. Mais uma vez com o @vinijr. Até quando? Enquanto houver impunidade e conivência, haverá racismo. É inadmissível que árbitros, Federação e autoridades também fiquem sem ação e que torcedores aplaudam tamanho absurdo. Basta. Vini,… pic.twitter.com/s92Xq8K4XV
— Ronaldo Nazário (@Ronaldo) May 21, 2023
O Palmeiras afirmou que os insultos racistas são inaceitáveis:
Manifestamos a nossa solidariedade ao atacante @vinijr, do Real Madrid, que tem sido vítima de inaceitáveis insultos racistas em jogos da Liga Espanhola.
Não podemos normalizar o preconceito. Que providências sejam tomadas com rapidez e rigor a fim de preservarmos a paixão pelo… pic.twitter.com/rli3896dEU
— SE Palmeiras (@Palmeiras) May 21, 2023
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, qualificou o ato de racismo sofrido por Vini Jr como odioso:
Minha solidariedade ao @vinijr, mais uma vez vítima de agressões racistas. Independente de brilhar como Vini brilha, o racismo não dá sossego. Vamos trabalhar para superar todo o odioso racismo que jogadores brasileiros ainda sofrem dentro e fora dos campos e das quadras.
— Anielle Franco (@aniellefranco) May 21, 2023
O Athletico Paranaense disse se posicionar ao lado do jogador:
O Athletico reforça sua veemente posição contra o racismo e se posiciona ao lado do @vinijr. #RacismoNão!
📸 Rafael Ribeiro/@CBF_Futebol pic.twitter.com/sPIx7wx1If
— Athletico Paranaense (@AthleticoPR) May 22, 2023
O cantor e compositor Gilberto Gil escreveu que o fascismo e o racismo ganharam muito espaço nos últimos tempos:
O @vinijr não se conforma com as seguidas manifestações de racismo pelos torcedores em Majorca, em Sevilha, em Madrid, em vários lugares da Espanha destacando uma tendência preocupante que eu gostaria de que a história contradissesse. Gostaria que o povo espanhol mostrasse…
— Gilberto Gil (@gilbertogil) May 22, 2023
O Grêmio de Porto Alegre afirmou que racismo é crime:
Novamente, o futebol foi manchado por preconceito. Racismo, praticado em um palco que só deveria ser lugar para a arte da bola e do torcer. Não é normal, é crime! Nos solidarizamos com @vinijr e repudiamos o que ocorreu hoje. Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista.… pic.twitter.com/rRs1lfBaPN
— Grêmio FBPA (@Gremio) May 22, 2023
O técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, disse, em entrevista, que Vini Jr é vítima e não culpado; ele também não poupou a La Liga pelo fato ocorrido:
Hoy ha sido un día triste en Mestalla, donde un grupo de aficionados ha mostrado su peor versión. Es hora de dejar de hablar y actuar con contundencia. El racismo no puede tener cabida ni en el fútbol ni en la sociedad. NO AL RACISMO EN NINGÚN SITIO. pic.twitter.com/4eZO8uSYQA
— Carlo Ancelotti (@MrAncelotti) May 21, 2023
O presidente Lula disse esperar da Fifa medidas enérgicas contra atos de racismo:
Presidente Lula conversa com a imprensa sobre a viagem ao Japão https://t.co/xnSDTGe6is
— Lula (@LulaOficial) May 21, 2023
Leia o post de Vini Jr em sua conta pessoal no Instagram sobre o ato de racismo que sofreu. “Eu sou forte e vou até o fim contra os racistas”, escreveu.
Ver essa foto no Instagram