Alexei Navalny, opositor russo, foi condenado nesta terça-feira (22) a novo anos de prisão por “fraude” e “desacato”, segundo jornalistas da AFP presentes na audiência. Ele cumprirá a pena em uma “colônia penal de regime severo”, o que significa que suas condições de detenção se tornarão mais rígidas.
De acordo com o portal Uol, a juíza Margarita Kotova acrescentou a esta sentença um ano e meio de liberdade condicional e uma multa de 1,2 milhão de rublos. O valor equivale a R$ 54 mil no câmbio atual.
Navalny acredita que as acusações feitas são fictícias e que foram ordenadas pelo Kremlin, para mantê-lo na prisão o maior tempo possível. Na semana passada, o Ministério Público solicitou que a pena de dois anos e meio que Navalny cumpre há pouco mais de um ano, fosse aumentada para 13 anos de prisão.
O ex-advogado é julgado desde fevereiro em um tribunal improvisado dentro da colônia penitenciária a 100 km ao leste de Moscou, onde ele cumpre a pena. Nesta última audiência, ele compareceu com o uniforme de presidiário e com o rosto abatido.
“Navalny cometeu uma fraude, o roubo da propriedade de outras pessoas por parte de um grupo organizado”, disse Kotova. Ainda, afirmou que o réu “demosntrou falta de respeito no tribunal, insultando um juiz”. Em uma sala de imprensa instalada na colônia penitenciária, mais de 100 jornalistas acompanharam a transmissão da audiência.
???????? | O opositor ao governo de Putin Alexei Navalny foi condenado ontem a mais nove anos de prisão por suposta fraude envolvendo doações a organizações de combate à corrupção fundadas por ele. Navalny criticou a decisão afirmando que "Putin tem medo da verdade": https://t.co/nhnadPxT4L
— Eleições Europeias (@eleicoeseuropa) March 23, 2022