SEXTA-FEIRA

Antony Blinken viaja à Argentina para encontro com Milei

No dia seguinte, o presidente argentino fará uma viagem rápida a Washington para participar da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC, em inglês)

O presidente da Argentina, Javier Milei, se encontrará nesta sexta-feira com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, na Casa Rosada.
Secretário dos EUA encontrou-se, nesta quarta-feira (21), com o presidente Lula – Créditos: Perfil.com e Fabio Rodrigues-Pozzebom

O presidente da Argentina, Javier Milei, se encontrará nesta sexta-feira com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, na Casa Rosada. No dia seguinte, fará uma viagem rápida a Washington para participar da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC, em inglês), o evento anual mais importante da direita norte-americana, onde dividirá o palco político com Donald Trump.

Publicidade

Blinken, um dos funcionários mais próximos do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e de alto nível, chegará a Buenos Aires vindo do Brasil, com o objetivo de discutir com Milei questões bilaterais e globais relacionadas ao comércio, energia e direitos humanos.

Milei participará de um encontro da direita nos Estados Unidos

De 21 a 24 de fevereiro, será realizada em Washington DC uma nova edição do CPAC, que reúne líderes da direita dos Estados Unidos e do mundo.

Contará com personalidades internacionais como o presidente salvadorenho Nayib Bukele, sendo Trump a principal atração em plena campanha eleitoral. Milei, focado na “luta contra o socialismo e a corrupção” na Argentina, entregará uma mensagem à comunidade hispânica nos Estados Unidos, conforme anunciado pelo CPAC em comunicado.

“Consideramos que ele captou o espírito daqueles que veem a traição das elites globalistas. Os patriotas americanos estão encorajando o sucesso dele, e também gostamos da motosserra”, comemorou o presidente do CPAC, Matt Schlapp.

Publicidade

Trump falará no sábado, 24 de fevereiro, às 12h (14h, em Brasília), e Milei três horas mais tarde. O presidente afirma que não terá uma reunião formal com o candidato republicano e também não tomará uma posição política em relação às próximas eleições nos Estados Unidos.

A CPAC foi fundada em 1974, quando teve um discurso inaugural do então governador republicano da Califórnia, Ronald Reagan. Nos últimos anos, Donald Trump tem sido a figura principal. Na verdade, nesta ocasião, ele será responsável pelo discurso principal.

Para a pesquisadora da Fundação CPAC, Mercedes Schlapp, o convite a Milei e ao presidente salvadorenho Nayib Bukele faz parte de uma tentativa de conquistar o voto latino nas eleições de novembro.

Publicidade

Milei compartilhará o palco com outros líderes da extrema direita, como Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente brasileiro; Santiago Abascal, líder do Vox na Espanha; Liz Truss, ex-primeira-ministra do Reino Unido; e Nigel Farage, fundador do Partido da Independência do Reino Unido (UKIP) e líder do Partido do Brexit. Também estão incluídos lobistas do setor de petróleo e gás, como Tim Stewart, além de legisladores republicanos e ex-funcionários.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.