DRONES MARÍTIMOS

Após ataque a ponte na Crimeia, Rússia culpa Ucrânia e abre investigação

Segundo informações iniciais, ao menos duas pessoas morreram e uma ficou ferida após explosões na estrutura rodoviária

Após ataque a ponte na Crimeia, Rússia culpa Ucrânia e abre investigação
Soldados da Rússia realizam parada militar em Sebastopol, cidade localizada na Crimeia (Crédito Foto: Konstantin Mihalchevskiy/Host Photo Agency/Getty Images)

O governo da Rússia abriu uma investigação sobre os dois drones marítimos ucranianos que atingiram a ponte da Crimeia, nesta segunda-feira (17). A ponte liga a península à Rússia. O Comitê Investigativo Russo chama de “ato terrorista cometido pelos serviços especiais da Ucrânia”. Veja o vídeo da ponte danificada abaixo:

Publicidade

A ponte é a mais importante da Crimeia; a construção rodoviária faz a ligação da península anexada à Rússia. Moscou invadiu a região em 2014.

Publicidade

“Segundo os investigadores, na noite de 16 para 17 de julho, uma das seções da ponte da Crimeia foi danificada como resultado de um ato terrorista cometido pelos serviços especiais da Ucrânia. Os exames periciais necessários foram encomendados como parte do processo criminal. Os investigadores estão identificando pessoas entre os serviços especiais ucranianos e formações armadas envolvidas na organização e execução deste crime”, afirmou Moscou em comunicado.

Um casal que viajava de carro morreu e sua filha ficou ferida no incidente na ponte, disseram autoridades russas anteriormente.

Uma fonte do serviço de segurança da Ucrânia (SBU) disse na segunda-feira que um ataque à ponte da Criméia, que liga a península à Rússia durante a noite, foi uma operação conjunta do SBU e das forças navais da Ucrânia. A fonte se manifestou sob condição de anonimato porque não recebeu autorização para falar de forma oficial.

Publicidade

O governador de Krasnodar, na Rússia, Veniamin Kondratiev, disse no Telegram que um comitê de crise foi formado para coordenar serviços de emergência e resgatar pessoas presas no trânsito nas proximidades da ponte.

Dois ataques teriam sido realizados na ponte por volta das 3h (horário local, 9h em Brasília), causando danos em parte da estrutura, de acordo com o canal Grey Zone, pró-Grupo Wagner, também no Telegram. As explosões foram ouvidas às 3h04 e 3h20, horário local.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.