Clima de Tensão

Após confusão, William Ruto é declarado presidente do Quênia

O anúncio da vitória aconteceu em meio a uma confusão generalizada entre militares e membros da comissão eleitoral, que rejeitavam o resultado.

Após confusão, William Ruto é declarado presidente do Quênia
William Ruto, de 55 anos, novo presidente do Quênia (Crédito: Ed Ram/Getty Images)

O então vice-presidente do Quênia, William Ruto, foi anunciado como o novo presidente do país nesta segunda-feira (15). Segundo a comissão eleitoral, Ruto venceu as eleições presidenciais e é oficialmente o novo presidente.

Publicidade

O anúncio da vitória de William Ruto aconteceu em meio a uma confusão generalizada entre militares e membros da comissão eleitoral, que rejeitavam o resultado. A pancadaria começou quando alguns membros da comissão eleitoral viraram algumas mesas e derrubaram o púlpito onde aconteceria a divulgação do resultado. Pelo menos três pessoas saíram feridas da confusão.

O Quênia vive uma situação de grande instabilidade política e econômica. O país sofre com a inflação e com recorrentes escândalos de corrupção, portanto, a eleição de terça-feira (9) aconteceu cercada de insegurança e baixa esperança.

A maioria da população jovem não se registrou para votar. Muitos jovens relatam a falta de esperança na mudança e a desigualdade social do país.

O atual presidente Uhuru Kenyatta deixará o comando do Quênia após dois mandatos, o tempo máximo permitido.

Publicidade