Sucessor de Boris Johnson

Conheça os candidatos que disputam o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido

No dia 5 de setembro será anunciado o nome vencedor da disputa, que será o líder do Partido Conservador e o novo primeiro-ministro do Reino Unido.

Conheça os candidatos que disputam o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido
Apesar de ser o favorito dos parlamentares, pesquisas populares mostram que Rishi Sunak (foto) perderia para as duas outras candidatas (Crédito: Justin Tallis – WPA Pool/Getty Images)

Após a renúncia de Boris Johnson, três candidatos seguem na disputa para ocupar o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido. Na liderança aparece o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak. Após as quatro rodadas de votação que aconteceram até aqui, incluindo a desta terça-feira (19), ele ficou em primeiro lugar.

Publicidade

As suas duas concorrentes ao cargo são: a secretária de Comércio Internacional, Penny Mordaunt e a ministra das Relações Exteriores, Liz Truss. Na quarta rodada de votação, que aconteceu nesta terça (19), a ex-ministra Kemi Badenoch foi eliminada da disputa por ter sido a menos votada pelos parlamentares.

A votação é feita, primeiramente, por parlamentares do Partido Conservador, que tem maioria no parlamento britânico, portanto detém o cargo de primeiro-ministro. E, depois destas rodadas de votos parlamentares, quando decididos dois finalistas, a votação final será feita por todos os membros do Partido Conservador, o que representa cerca de 180 mil pessoas.

Até o dia 21 de julho a final entre dois candidatos estará definida, e é quando a votação continua e é estendida para todos os membros do partido. No dia 5 de setembro será anunciado o nome vencedor da disputa, que será o líder do Partido Conservador e o novo primeiro-ministro do Reino Unido.

Publicidade