
Após a renúncia de Boris Johnson, três candidatos seguem na disputa para ocupar o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido. Na liderança aparece o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak. Após as quatro rodadas de votação que aconteceram até aqui, incluindo a desta terça-feira (19), ele ficou em primeiro lugar.
As suas duas concorrentes ao cargo são: a secretária de Comércio Internacional, Penny Mordaunt e a ministra das Relações Exteriores, Liz Truss. Na quarta rodada de votação, que aconteceu nesta terça (19), a ex-ministra Kemi Badenoch foi eliminada da disputa por ter sido a menos votada pelos parlamentares.
A votação é feita, primeiramente, por parlamentares do Partido Conservador, que tem maioria no parlamento britânico, portanto detém o cargo de primeiro-ministro. E, depois destas rodadas de votos parlamentares, quando decididos dois finalistas, a votação final será feita por todos os membros do Partido Conservador, o que representa cerca de 180 mil pessoas.
Até o dia 21 de julho a final entre dois candidatos estará definida, e é quando a votação continua e é estendida para todos os membros do partido. No dia 5 de setembro será anunciado o nome vencedor da disputa, que será o líder do Partido Conservador e o novo primeiro-ministro do Reino Unido.
🇬🇧 | 4ª rodada das votações internas para a liderança do Partido Conservador do Reino Unido:
✅ Rishi Sunak: 118 (+3)
✅ Penny Mordaunt: 92 (+10)
✅ Liz Truss: 86 (+15)
—
❌ Kemi Badenoch: 59 (+1)— Eleições Europeias (@eleicoeseuropa) July 19, 2022