A Arábia Saudita, Estado muçulmano e ultraconservador, teve seu primeiro desfile de maiôs. O evento foi realizado nesta semana e representou um marco na história do país.
O desfile se deu à beira de uma piscina de um luxuoso hotel na ilha de Ummahat Alshaikh, localizada na costa oeste da Arábia Saudita. O local é acessível apenas por barco ou hidroavião. Além disso, no desfile, as modelos usaram criações de Yasmina Qanzal, uma estilista marroquina.
“Quando viemos para cá, entendemos que um desfile de maiôs na Arábia Saudita era um momento histórico, pois é a primeira vez”, disse a estilista à AFP.
⚡ The #RedSeaFashionWeek in Saudi Arabia 🇸🇦 continues to stun global fashion industry with models on the catwalk in swimsuits.
⚡#SaudiArabia held its first swimsuit fashion show at a large luxury hotel on the island of Ummahat Alshaikh, off the coast, in western #Saudia.
The… https://t.co/ucTZP4XxYa pic.twitter.com/zvb9pbmUWm
— Shafek Koreshe (@shafeKoreshe) May 18, 2024
Mudanças na Arábia Saudita
Até 2018, a Arábia Saudita impedia que as mulheres não utilizassem a abaya preta, que se trata de uma túnica que cobre quase todo o corpo. Berço do wahhabismo, uma interpretação puritana do Islã, a imagem do país é ligada a repressão feminina há décadas.
No entanto, a Arábia Saudita implementou algumas reformas sociais nos últimos anos. Com o apoio do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, essas mudanças reduziram as restrições às mulheres e abriram a economia para o setor de entretenimento.
Ainda assim, a lei possui disposições discriminatórias contra mulheres.
Nesse sentido, Qanzal declarou que entende que a Arábia Saudita ainda é extremamente conservadora, mas que seu trabalho como estilista tentou “mostrar maiôs elegantes que representam o mundo árabe”.
Alguns influenciadores que estiveram presentes no evento do primeiro desfile de maiôs também comentaram o fato inédito. “É muito corajoso da parte deles fazer isso hoje, então estou muito feliz de assistir”, disse Raphael Simacourbe, influenciador francês, à AFP.
* Sob supervisão de Lilian Coelho
Siga a gente no Google Notícias