O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou seu projeto de orçamento para o ano fiscal de 2024, que começa em outubro de 2023. O plano divulgado nesta quinta-feira (09) inclui a elevação de impostos sobre os ricos e grandes organizações, bem como o fortalecimento de programas sociais e outras prioridades.
A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, afirmou, um dia antes da divulgação do orçamento de Biden, que mesmo que ele não seja aprovado da forma que for enviado pelo presidente pelo Congresso Nacional norte-americano, o documento representa “uma declaração de valores” de Biden.
O plano também inclui a diminuição de custos para as famílias ao passo que aumenta a proteção da seguridade social e do programa Medicare, a diminuição de mais de R$ 2 trilhões no déficit em 10 anos e o pagamento de uma “parcela justa” pelos ricos e as grandes organizações. Os detalhes também foram fornecidos pela porta-voz que se absteve de revelar mais informações.
Um excerto do texto foi divulgado e nele é possível ler o plano de fortalecimento do programa de saúde Medicare, que também deve incluir a diminuição do preço de medicamentos e o aumento de impostos com foco na cobrança dos mais ricos.