Neste sábado (21), o presidente estadunidense Joe Biden anunciou que ofereceu vacinas para a prevenção do Covid-19 à Coreia do Norte. Joe Biden cumpre uma agenda internacional e neste momento está em Seul, capital da Coreia do Sul.
A declaração foi feita a jornalistas durante o encontro do presidente dos EUA com o presidente sul-coreano Yoon Suk-Yeol. Joe Biden destacou que ainda não obteve “nenhuma resposta” da Coreia do Norte:
“Oferecemos vacinas, não apenas para a Coreia do Norte, mas também para a China, e estamos preparados para fazer isso imediatamente (…) Ainda não tivemos nenhuma resposta.”
A Coreia do Norte já recusou outras ofertas referentes à parceria contra a Covid-19. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já fez outras propostas para a produção e para a distribuição de vacinas em solo norte-coreano, todas negadas pelo país.
Pela primeira vez desde o inicio da pandemia, o líder da Coreia do Norte foi filmado usando uma mascara
Kim Jong-un foi a publico confirmar a primeira morte de Covid19 em seu país
Mais de 187 mil pessoas foram colocadas em regime de isolamento pic.twitter.com/HBKhBqAyXu
— Notícias e Guerras (@NoticiaeGuerra) May 14, 2022
De acordo com a agência estatal norte-coreana KCNA, o país soma, ao todo, 2,2 milhões de casos de “febre”, e enfrenta um rigoroso lockdown para a contenção do vírus.
No próximo domingo (22), Joe Biden segue a sua agenda internacional no Japão, onde irá se encontrar com o primeiro-ministro Fumio Kishida e com o imperador Naruhito.