MORDE E ASSOPRA?

Blinken reitera oposição dos EUA a cessar-fogo, mas cita apoio às “pausas humanitárias”

O posicionamento do secretário americano causou conflito com os seus parceiros árabes, incluindo aqueles com quem se encontrou em Amã, na capital da Jordânia

EUA apresentam resolução no Conselho da ONU para 'cessar-fogo imediato' em Gaza
Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken – Crédito: Chuck Kennedy/US Department of State

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, reforçou a oposição dos Estados Unidos a um cessar-fogo na Faixa Gaza em uma reunião com os principais líderes do Oriente Médio neste sábado (3), em Amã, na Jordânia. Ele afirmou que um acordo agora permitiria que o Hamas se reorganizasse e atacasse Israel novamente.

Publicidade

O posicionamento dos EUA colocou em conflito com os seus parceiros árabes, incluindo aqueles com quem se encontrou em Amã, na capital da Jordânia.

Apesar da resistência ao cessar-fogo, o principal diplomata dos EUA falou novamente sobre o apoio dos EUA às “pausas humanitárias” – um conceito que foi rejeitado pelas autoridades israelenses.

Blinken disse que ele e os seus homólogos “todos concordaram sobre a importância de usar a nossa respectiva influência e capacidades para dissuadir qualquer ator estatal ou não estatal de abrir outra frente neste conflito”.

“Ao longo deste conflito, os países do Oriente Médio e de outros lugares desempenharam um papel essencial na prevenção da sua propagação”, disse Blinken em uma conferência de imprensa em Amã.

Publicidade

Os EUA alertaram repetidamente outros inimigos de Israel – incluindo o Hezbollah, que manifestou apoio ao Hamas e trocou tiros com tropas israelenses na fronteira com o Líbano, mas não interveio diretamente em nome do grupo radical islâmico – para não alargarem o conflito a uma guerra mais ampla no Oriente Médio.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.