Bolsonaro desembarca em Roma para a cúpula do G20

No final de semana, o presidente participará das atividades do G20, onde deve ter encontros bilaterais com autoridades estrangeiras, além de reuniões internas.

Bolsonaro desembarca em Roma para a cúpula do G20
Presidente Jair Bolsonaro (Créditos: Marcos Corrêa/PR)

O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) desembarca em Roma, na Itália, nesta sexta-feira (29) para participar das reuniões da cúpula do G20.

Publicidade

O presidente, no entanto, não participará da reunião do clima na Escócia: de Roma, ele seguirá para uma agenda pela Itália.

O presidente desembarcou com a comitiva presidencial que é integrada pelos ministro de Relações Exteriores, Carlos França, e o ministro de Economia Paulo Guedes.

Bolsonaro participará durante o fim de semana da Cúpula de Líderes do G20, o grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo. No entanto, Jair Bolsonaro não participará da reunião do clima na Escócia: de Roma, ele seguirá para uma agenda pela Itália. Seu único compromisso nesta sexta (29) é uma audiência com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, no Palácio do Quirinal.

Após o encontro do G20, o cronograma de Bolsonaro na Itália inclui viagem até a província de Pádua, onde está prevista uma cerimônia de entrega do título de cidadão honorário do município de Anguillara Veneta, seguida de um almoço oferecido pela prefeita da cidade, Alessandra Buoso.

Publicidade

Buoso é integrante do partido de direita italiano A Liga. Esta região também é tida como local de origem da família do presidente brasileiro, de onde seu bisavô paterno teria emigrado para o Brasil.

Já na próxima terça-feira (2), o compromisso de Bolsonaro é na província de Pistoia, onde participará de um cerimônia em memória dos pracinhas brasileiros que lutaram pelas Forças Armadas brasileiras durante a Segunda Guerra Mundial. A cerimônia ocorrerá no Monumento Votivo Militar Brasileiro, segundo informações da CNN Brasil.

As atividades do G20 são compostas por encontros bilaterais com autoridades estrangeiras, além de reuniões internas.

Publicidade

O encontro dos principais líderes globais deve ter como temas centrais o enfrentamento à pandemia e a situação climática do planeta. Do lado brasileiro, estarão em pauta assuntos como saúde, tecnologia e meio ambiente, segundo o Palácio do Itamaraty.

Veja abaixo o presidente passando a presidência interinamente ao Vice-Presidente, Hamilton Mourão (PRTB), antes de embarcar