Exportação ocorre após acordo

Carregamento de grãos da Ucrânia segue para Istambul

A previsão inicial era de que o carregamento chegaria a Istambul nesta tarde, mas agora é esperado para “depois da meia-noite” (18h de Brasília).

carregamento-de-graos-da-ucrania-segue-para-istambul
Ao chegar em Istambul, o navio será  inspecionado por uma delegação (Créditos: Alexey Furman/Getty Images)

O primeiro carregamento de grãos da Ucrânia desde o início da guerra, em fevereiro deste ano, deve chegar a Istambul “depois da meia-noite” desta terça-feira (02). A exportação ocorreu a partir de um acordo assinado em julho entre Kiev e Moscou para tentar aliviar a crise alimentar global.

Publicidade

A carga saiu de Odessa, na Ucrânia, pouco depois das 09h no horário local (03h em Brasília), com com 26.000 toneladas de milho a bordo rumo ao porto libanês de Trípoli. A previsão inicial era de que o carregamento chegaria a Istambul nesta tarde, mas agora é esperado para “depois da meia-noite” (18h no horário de Brasília), conforme as autoridades turcas.

Ao chegar em Istambul, o navio será inspecionado por uma delegação, composta por representantes turcos, russos, ucranianos e da ONU, segundo o o almirante turco Özcan Altunbulak, chefe do Centro de Coordenação Conjunta (CCC), que supervisiona as operações de exportação.

A Organização das Nações Unidas (ONU), a União Europeia (UE) e o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, demonstraram satisfação com a saída deste primeiro navio, embora tenham apelado pela plena aplicação do acordo. De acordo com o chefe da diplomacia ucraniana, Dmytro Kuleba, outros 16 navios cargueiros de grãos “estão esperando sua vez” para sair do porto de Odessa.

Publicidade