Chilenos vão às urnas para escolher sucessor de Piñera

Mais de 15 milhões de chilenos poderão escolher o sucessor de Sebastián Piñera; 1º turno teve participação de 47% do eleitorado

Chilenos vão às urnas para escolher sucessor de Piñera
Gabriel Boric e José Antonio Kast em debate (Crédito: Marcelo Hernandez/Getty Images)

Os chilenos voltam às urnas neste domingo (19) para votar no segundo turno da eleição presidencial, e escolher sucessor de Piñera. Desta vez chega à reta final extremamente polarizada e acirrada.

Publicidade

Gabriel Boric, de esquerda, e José Antonio Kast, de extrema direita, representam lados opostos do espectro político e disputam cada voto do eleitorado.

Segundo uma pesquisa da consultoria AtlasIntel a que a agência Reuters teve acesso nesta quinta-feira, Kast, que levou uma maioria parcial no primeiro turno em 21 de novembro, tem 48,5% das intenções de votos, à frente de Boric, com 48,4%. Quando votos não válidos são retirados da conta, cada candidato fica com 50%, ou seja, há um empate.

As urnas abriram às 8h (hora de Brasília) e fecham às 18h. A expectativa é de que poucas horas depois esteja claro quem é o vencedor.

O novo presidente governará um país com uma nova constituição, agora em elaboração, e marcado pela inflação crescente nos últimos dois anos. Trata-se da primeira eleição presidencial desde que o país foi abalado pelos protestos generalizados contra a desigualdade que renderam meses de marchas e episódios de violência nas ruas, em 2019.

Publicidade

É uma eleição muito incerta em um ano muito anormal, são dois anos muito anormais a partir dos tumultos sociais, nada é previsível“, opina Kenneth Bunker, diretor da consultoria Tresquintos.

Nenhum dos candidatos conseguiu mais de 28% dos votos no primeiro turno, o que significa que concorrentes dependem dos eleitores mais moderados para obter a vitória.

Desde a redemocratização, iniciada com as eleições populares em 1989 e o fim da ditadura de Augusto Pinochet, as eleições presidenciais sempre tiveram o candidato vencedor do primeiro turno se consolidando como vencedor do segundo turno. Ainda não está claro se a tradição de 32 anos se manterá.

Publicidade

Gabriel Boric Font disse em suas redes sociais

Você vai votar ou já votou? Se você tem um carro, compartilhe-o com seus vizinhos, para que ninguém fique sem votar. Use o #CompartoMiAuto e ofereça seu carro para que quem precisar possa entrar em contato com você.

José Antonio Kast disse em suas redes sociais

Foram 118 dias de grande empolgação e entusiasmo. Hoje será um dia histórico e a convocação é que todos os chilenos votem!

Ícone "Verificada pela comunidade"

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.