O presidente da China, Xi Jinping, afirmou que seu país deve estar preparado para resistir a “até mesmo tempestades perigosas”. O discurso foi feito neste domingo (16) na abertura do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista, em Pequim.
“Devemos, portanto, estar mais atentos aos perigos potenciais, estar preparados para os piores cenários e estar prontos para resistir a ventos fortes, águas agitadas e até mesmo tempestades perigosas”, disse o presidente chinês.
Xi Jinping também afirmou que quer o controle total de Taiwan e que o uso de força é um direito que não será renunciado. “A resolução de Taiwan é uma questão para os próprios chineses decidirem. Insistimos em lutar pela perspectiva de uma reunificação pacífica com a maior sinceridade e com o maior esforço”.
Em resposta ao discurso do líder chinês, o gabinete presidencial de Taiwan disse, também neste domingo (16), que não vai recuar em sua soberania e na luta pela liberdade e democracia, e que seu povo se opões claramente à ideia de Pequim de “um país, dois sistemas” de gestão para a ilha.
No fim do congresso, no próximo sábado (22), Xi deve ter o seu terceiro mandato confirmado, o que o tornará o líder mais longevo e poderoso da China desde Mao Tsé-Tung.
Começou o Congresso 2022 do Partido Comunista Chinês q promete eleger Xi Jinping p/um 3º mandato de 5 anos como líder. C/isso, Xi se converterá na figura política mais importante da China depois de Mao. Desde Mao q os líderes chineses costumavam cumprir no máximo 2 mandatos. pic.twitter.com/WtpkFWKW19
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) October 16, 2022