política asiática

Xi Jinping faz aparição pública e afasta rumores de golpe

A ausência de Xi na mídia chinesa deu origem a diversos rumores, que alegavam que o líder havia sido derrubado por um golpe militar e colocado em prisão domiciliar. 

xi-jinping-faz-aparicao-publica-e-afasta-rumores-de-golpe
Xi Jinping (Créditos: Kevin Frayer/Getty Images)

O secretário-geral do Partido Comunista da China, Xi Jinping, apareceu publicamente pela primeira vez desde que voltou de uma viagem à Ásia Central, anulando rumores sobre um possível golpe que provocou agitação na mídia antes de uma reunião importante do partido.

Publicidade

O líder chinês visitou nesta terça-feira (28), uma exposição em Pequim, sobre as conquistas da China ao longo dos séculos. No principal noticiário noturno do país, Xi foi mostrado usando uma máscara facial e vendo as exibições no Salão de Exposições da cidade.

Xi não fazia uma aparição pública desde que voltou a Pequim de uma cúpula regional no Uzbequistão, em 16 de setembro. A visita foi sua primeira viagem ao exterior em quase 1.000 dias desde o início da pandemia.

A ausência de Xi Jinping na mídia chinesa deu origem a diversos de rumores, que alegavam que o líder havia sido derrubado por um golpe militar e colocado em prisão domiciliar.

Os rumores infundados foram ainda alimentados por alegações de cancelamentos de voos em massa — uma ocorrência comum sob as restrições de Covid-zero da China – e vídeos não verificados de veículos militares na estrada.

Publicidade

 

 

Publicidade